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Vendas de Vinho do Porto aumentam
Os números das vendas de vinho do Porto no primeiro semestre de 2010 revelam uma evolução positiva.

O crescimento de 5,6% na quantidade total vendida, cerca de 4 milhões de caixas, quando comparado com o primeiro semestre de 2009, a par do crescimento do preço médio associado à evolução das categorias especiais, representam uma mudança positiva nas estatísticas dos últimos anos e boas notícias para o sector.

O Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP) manifesta satisfação pela evolução destes primeiros seis meses do ano.

A leitura dos gráficos e dos números das vendas de vinho do Porto no primeiro semestre de 2010 deixam o sector motivado, mas com as devidas reservas. O crescimento de 5,6% na quantidade total vendida (quase 4 milhões de caixas) quando comparando com o primeiro semestre de 2009, é notório mas uma parte deste crescimento ficará a dever-se à reposição de stocks por parte da distribuição, pois os mesmos ter-se-ão situado em níveis bastante baixos no final de 2009 em alguns mercados.

Assim, não é de esperar que no final do ano de 2010 se registe um crescimento tão acentuado quanto o que se verifica agora; se o segundo semestre do presente ano for igual ao do ano anterior, então chegaremos ao final de 2010 com um volume de vendas de 9,5 milhões de caixas, correspondendo a um volume de negócios de 367 milhões de euros; esses números representarão, em comparação com 2009, acréscimos de 2,5% na quantidade, de 4,5% no volume de negócios e de 2,0% no preço médio.

De realçar, sim, o crescimento do preço médio (que já não se verifica desde 2005), relacionado com a evolução ao nível das categorias especiais, ainda mais destacada que o total da comercialização; no primeiro semestre de 2010 todas as categorias especiais, sem excepção, apresentam crescimentos significativos (com pelo menos dois dígitos) na quantidade vendida, com especial destaque para o Vintage (+163,5%), muito por influência do sucesso do Vintage 2007.

Assim, é expectável que as categorias especiais recuperem em termos de quota de mercado e que o seu peso na quantidade comercializada em 2010 se venha a situar nos 18,3% (17,6% em 2009).