Início\ Informação \ Notícias
Empate dá prémio de melhor vinho à Adega do Cantor e Quinta dos Vales
Os vencedores de «O Melhor Vinho do Algarve» foram os tintos «Vida Nova - Syrah - Aragonez» (2009), da Adega do Cantor, e «Quinta dos Vales - Grace - Touriga Nacional» (2008), da Quinta dos Vales.

O empate levou o júri a distinguir os dois vinhos como os melhores néctares da terceira edição deste concurso inserido no programa da Fatacil, que teve lugar no Convento de São José, em Lagoa, na terça-feira.

No total, foram atribuídas 12 medalhas, sete de ouro e cinco de prata, nas categorias de tinto, rosé e branco.

O ouro foi para os dois brancos «Marquês dos Vales - Grace - Vineyard» (2009), da Quinta dos Vales, e «Vida Nova - Verdelho Arinto» (2009), da Adega do Cantor, e para o rosé «Alvor» colheita de 2009, da Quinta Morgado da Torre.

Já os tintos que arrecadaram o ouro foram o «Paxá» (2008), da Paxá Wine, «Vida Nova Reserva 2008», da Adega do Cantor, «Odelouca River Valley» colheita 2008, da Quinta do Francês, e o «Alvor Reserva 2008», da Quinta Morgado da Torre.

As medalhas de prata foram atribuídas ao rosé «Marquês dos Vales - 1ª seleção 2009», da Quinta dos Vales, aos tintos «Lagoa Colheita Selecionada 2009», da Única - Adega Cooperativa do Algarve, e ao «Cabrita» (2009), de José Maria Cabrita.

Os brancos distinguidos com a prata foram o «Algarve Singular» (2009), da Quinta Morgado da Torre, e o Lagoa DOC Colheita 2009, da Única.

O presidente do júri foi o algarvio Aníbal Coutinho, jornalista e enólogo, que já participou em muitos concursos nacionais e internacionais.

Na escolha dos melhores vinhos, participaram ainda os escanções Arnaud Vallet (Hotel Vila Joya), Paulo Monteiro (Hotel Tivoli Marina Vilamoura), Nelson Marreiros (Ocean at Villa Vita Parc Hotel), Tiago Calado (gestor comercial de Bebidas do Modelo e Continente), Francisco Mata (Confraria dos Enófilos do Alentejo) e Hermínio Rebelo (Confraria dos Enófilos do Algarve).

 

Fonte: barlavento - Jornal de Informação Regional do Algarve