A zona da vinha deste projecto imobiliário inédito, que conjuga ruralidade com sofisticação e conforto, tem 7 hectares e foi plantada, em 2007, com castas tintas Touriga Nacional, Touriga Franca e Alicante Bouschet e brancas Verdelho e Arinto.
Para a realização das primeiras vindimas L'AND VINEYARDS, Paulo Laureano explicou detalhadamente como se processa a vindima. Estando as uvas no grau de amadurecimento ideal, a colheita dos cachos teve início na manhã do passado domingo, com a ajuda de todos os convidados, seguindo-se o transporte das caixas para a adega.
Paulo Laureano afirmou que "O L'AND VINEYARDS é mais um desafio na minha carreira como enólogo e é com todo o orgulho que colaboro neste projecto, em que o principal objectivo será, em conjunto com todo o staff técnico, passar todo o conhecimento possível sobre as várias etapas da produção do vinho e permitir o usufruto da experiência vinícola com o máximo de conforto uma vez que toda a gestão da vinha é efectuada pela nossa equipa." E concluiu que "foi um prazer enorme estar em Montemor-o-Novo a realizar as primeiras vindimas L'AND VINEYARDS que irá produzir o vinho com marca L'AND e que irá estar à venda a partir Fevereiro de 2011."
Este projecto original elege o vinho como âncora da sua inspiração e vem proporcionar uma experiência rural única, num ambiente exclusivo e contemporâneo, que permite a todos os proprietários tornarem-se produtores vitivinícolas com garrafas personalizadas, sempre com o apoio da equipa do prestigiado enólogo, Paulo Laureano, que acompanha de perto o crescimento da uva e da vinha até ao momento da vindima.
Com cerca de 66 hectares, o empreendimento desenvolve-se em torno de um vale central de vinha e está organizado em sete núcleos que compreendem 145 unidades de moradias e uma área central que integra todos os serviços turísticos do empreendimento. A produção total de vinho prevista por ano pode oscilar entre as 50 e as 60 mil garrafas, sendo que os proprietários não deverão exceder as quatrocentas garrafas anuais.
Cada "produtor" L'AND VINEYARDS poderá utilizar apenas as uvas da sua própria vinha, plantada no seu terreno, ou complementar a mistura com as castas existentes na vinha comum, controlando todo o processo desde a selecção de bagos, à vinificação numa micro-cuba própria, para além da selecção das suas barricas para estágio, escolha da embalagem e rótulo.
Além disso, todos os proprietários serão, por defeito, membros do L'AND VINEYARDS WineClub que permite a cada membro acesso a iniciativas promovidas no âmbito do Wine Club, tais como cursos de enologia, concursos de vinho, provas e outros eventos, utilização da adega para produção de vinho em cubas próprias, apoio enológico personalizado e possibilidade de ter garrafeira no restaurante para poder servir o seu próprio vinho.
A cultura da vinha e a possibilidade de produzir vinho ou produtos rurais próprios são factores que fazem do L'AND VINEYARDS um projecto único, num ambiente de elevada personalização, privacidade e exclusividade, com infra-estruturas de serviço premium. Tudo isto com uma garantia de sustentabilidade ambiental, tanto no desenvolvimento do projecto, como na construção e exploração do aldeamento. A concepção, desenvolvimento, construção e gestão do L'AND VINEYARDS diferencia-se pelo elevado nível de qualificação ambiental, sendo o primeiro empreendimento em Portugal a ser sujeito a certificação de acordo com a norma BREEAM.
O L'AND VINEYARDS diferencia-se pela forma harmoniosa como consegue fundir e conciliar paisagens rurais extraordinárias com uma arquitectura contemporânea de autor que reinterpreta as casas-pátio mediterrânicas de tradição romana e árabe.
Cinco arquitectos de renome internacional assinam a paisagem, conferindo uma personalidade própria e distinta a cada núcleo. Responsável pelo masterplan e coordenação de todos os projectos de arquitectura, a Promontório Arquitectos, de Lisboa, assina também um dos núcleos de serviced villas, o núcleo de serviced townhouses, bem como o Núcleo Central e a Adega. Os restantes núcleos de serviced villas do L'AND VINEYARDS ficam a cargo da Sergison Bates Architects, de Londres; João Luís Carrilho da Graça Arquitectos, de Lisboa; Architekturbüro Peter Märkli, de Zurique; e José Paulo dos Santos Arquitecto, do Porto. O paisagismo do empreendimento tem a assinatura da PROAP-João Ferreira Nunes, de Lisboa.
Com um investimento total de 44 milhões de euros, o projecto encontra-se na fase de construção. As primeiras moradias estarão concluídas em Dezembro de 2010, e o empreendimento será inaugurado em Janeiro de 2011. O L'AND VINEYARDS conta com a parceria do grupo LÁGRIMAS Hotels & Emotions que assegura a exploração das componentes de hotelaria, spa e restauração.
A gestão técnica da adega é assegurada pela Sousa Cunhal e a produção de vinhos por Paulo Laureano, um dos mais premiados enólogos portugueses.
In: Revista Wine
Contactos IVV
Rua Mouzinho da Silveira, 5
1250-165 LISBOA
Telefone: 21 350 67 00
Email: ivv@ivv.gov.pt
Centro de Apoio Técnico (CAT)
Telefone: 21 350 67 77
Email: apoio@ivv.gov.pt
Horários
Período normal de funcionamento: entre as 8h00 e as 20h00, nos dias úteis
Períodos de atendimento ao público: Receção, das 8h00 às 18h00
Centro de Apoio Técnico (CAT), das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 16h30
Nos restantes serviços, das 9h30 às 12h00 e das 14h00 às 16h30