"Há um grande espaço para a cooperação. Os vinhos portugueses e a nossa gastronomia são do agrado dos chineses", disse o presidente da Câmara do Cartaxo, Paulo Caldas, que concluiu sexta-feira uma visita de cinco dias à China.
O autarca deslocou-se aquele país para assinar um acordo de geminação com Penglai, considerada a capital chinesa do vinho.
Os dois municípios já participaram juntos na feira de Yintai, com o apoio da AIECP e da ViniPortugal, e em 2011, produtores do Cartaxo e de Penglai vão plantar cerca de 40 hectares da casta touriga nacional na China.
"É um projecto envolvendo entidades públicas e privadas, que pode abrir a porta à cooperação noutras áreas" e uma parceria para "alargar" a outros países", nomeadamente Brasil, Angola e Moçambique, afirmou Paulo Caldas.
Também no próximo ano, em Abril, os autarcas de Penglai deverão viajar até ao Cartaxo, para participarem na Festa do Vinho do concelho.
Cartaxo é a sede da Associação dos Municípios Portugueses do Vinho e detém actualmente a presidência da Rede Europeia das Cidades do Vinho.
Fonte: O Mirante.PT
Contactos IVV
Rua Mouzinho da Silveira, 5
1250-165 LISBOA
Telefone: 21 350 67 00
Email: ivv@ivv.gov.pt
Centro de Apoio Técnico (CAT)
Telefone: 21 350 67 77
Email: apoio@ivv.gov.pt
Horários
Período normal de funcionamento: entre as 8h00 e as 20h00, nos dias úteis
Períodos de atendimento ao público: Receção, das 8h00 às 18h00
Centro de Apoio Técnico (CAT), das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 16h30
Nos restantes serviços, das 9h30 às 12h00 e das 14h00 às 16h30