Início\ Informação \ Notícias
Exportações de Vinho Verde com subida recorde
As exportações de vinho verde aumentaram o valor recorde de 8,9 por cento, para 14,7 milhões de euros, nos primeiros cinco meses deste ano, com os EUA a manterem a liderança nas compras, seguidos da França, Brasil e Reino Unido.

Segundo a Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV), os últimos dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) apontam para um aumento de 1,2 milhões de euros (de 13,476 para 14,68 milhões de euros) nas vendas para o exterior, correspondente a uma subida de 453 mil litros (de 5,907 para 6,361 milhões de litros) na quantidade comercializada.

"Os EUA continuam a liderar a tabela, com a compra de cerca de 1,733 milhões de litros de vinho verde, equivalentes a mais de 3,7 milhões de euros", refere a CVRVV, acrescentando que a "França, Brasil e Reino Unido mantêm lugares de destaque".

Para França, as vendas aumentaram 65 mil litros, para mais de 712 mil litros, enquanto no Brasil o crescimento foi superior a 121 mil litros, para cerca de 320 mil litros.

Já para o Reino Unido as exportações aumentaram quase 74 mil litros, para 237 mil litros.

Com um programa anual de promoção externa que engloba uma centena de ações e implica um investimento da ordem dos 1,5 milhões de euros, a CVRVV atribuiu a "crescente aceitação internacional", sobretudo, "às próprias características do vinho verde".

"Trata-se de um vinho mais leve, menos alcoólico e menos calórico, que se adequa de forma ideal à gastronomia mais ligeira dos nossos dias", considera.

Apesar dos resultados até agora obtidos, a comissão destaca que "esta evolução não se faz sentir em todos os mercados", considerando "fundamental continuar a investir e a apostar nos mercados internacionais".

 

Fonte: Terras do Vale de Sousa