Início\ Informação \ Notícias
Região dos Vinhos Verdes recebe prémio internacional de turismo
Dois prémios distinguiram a Região dos Vinhos Verdes a nível internacional. Nas categorias de “Restaurantes Vínicos” e "Arquitectura, Parques e Jardins", o Restaurante Largo do Paço (Casa da Calçada) e a Quinta da Aveleda foram, respectivamente, premiadas no concurso Best of Wine Tourism 2011.

O Restaurante Largo do Paço, Casa da Calçada (Amarante), tem uma estrela Michelin. Com um ambiente acolhedor, uma ementa cuidada que alia o tradicional ao contemporâneo, e com uma selecção de vinhos notável, o Restaurante Largo do Paço é considerado um dos melhores a nível nacional. Estas características valeram-lhe a distinção na categoria de "Restaurantes Vínicos" do concurso.

Também a Quinta da Aveleda, na Região dos Vinhos Verdes, foi premiada, no Best of Wine Tourism 2011, na categoria de "Arquitectura, Parques e Jardins". A Quinta tem mais de 300 anos e é considerada monumento nacional desde 1910. Várias gerações da família têm preservado e conservado este legado. A Quinta da Aveleda tem vinhas seleccionadas e um jardim com espécies raras e monumentos.

A Região dos Vinhos Verdes já distinguida anteriormente. Na última edição do concurso, a Quinta da Baseira e Quinta de Freixo (situada em Amarante) foi distinguida na categoria "Sustainable Wine Tourism Practices". O recurso a um processo orgânico, sem utilização de produtos químicos nas vinhas, esteve na origem desta distinção.

Os prémios Best of Wine Tourism são atribuídos anualmente pela Great Wine Capitals e pretendem destacar os produtores de vinho no que respeita à excelência das facilidades e acesso a vários elementos como arte e cultura, práticas sustentáveis de turismo vínico e disponibilização de experiências de qualidade ao público.

Great Wine Capitals é uma rede de nove cidades internacionais com um recurso económico e cultural em comum: as reconhecidas regiões vínicas nelas existentes. É a única rede que abrange os designados "novo" e "velho" mundos do vinho. Foi criada em 1999 com o objectivo de incentivar a formação, a instrução e o intercâmbio entre os centros de negócio internacionais.

As nove cidades que a constituem são Bilbao (Rioja), Bordéus, Cape Town, Christchurch (sul Islândia), Florença, Mainz (Rheinhessen), Mendoza, Porto (Douro e Porto e Vinhos Verdes) e São Francisco-Napa Valley.