Nesta fase em que as vindimas já estão concluídas é já seguro afirmar que existem boas perspectivas relativamente à qualidade dos vinhos da Região.
O estado sanitário das uvas não poderia ter sido melhor e as maturações decorreram de forma regular, embora aqui e ali prejudicadas pelo excesso de calor deste verão.
O ano de 2009 foi excepcional no que diz respeito à qualidade dos vinhos do Tejo e estimamos que este ano os vinhos possam vir a colocar-se a um nível equivalente.
Os vinhos brancos das castas Fernão Pires e Arinto, as mais plantadas na região, apresentam-se frescos, muito frutados e com uma boa acidez.
Quanto aos vinhos tintos destacamos o bom desempenho das castas Touriga Nacional, Syrah e Alicante Bouschet que deram origem a vinhos tintos com muito boa cor e de elevada concentração aromática.
Como habitual na Região do Tejo, as vindimas são muito longas, devido aos três "terroir" induzirem naturalmente maturações distintas e divergentes no tempo.
Os brancos iniciaram-se na primeira semana de Agosto no "terroir" mais precoce, como é o caso da "Charneca", passando depois para o "Campo" e terminando já na segunda semana de Outubro com as castas tintas mais tardias do "Bairro".
Salvo alguns dias de chuva, registados no início de Outubro, as vindimas decorreram com tempo soalheiro e todas as uvas vindimadas, mesmo as últimas, apresentavam um estado sanitário impecável.
A produção média da região do Tejo é de 700 mil hectolitros, o que equivale aproximadamente a cem mil toneladas de uvas. Este ano a produção irá crescer significativamente, aguardando-se um aumento de produção de 20% face a 2009.
Os vinhos do Tejo são consumidos a nível nacional e estão presentes em quase todo o mundo, sendo os principais mercados estrangeiros Angola, China, Brasil, Reino Unido, França, Bélgica, Alemanha, Canadá, Suíça e Estados Unidos.
Em 2011 a CVRT está já a preparar um plano de promoção bastante ambicioso, quer a nível nacional, quer a nível internacional, esperando que a procura dos vinhos do Tejo continue a aumentar de uma forma significativa.
Fonte: CVR Tejo
Contactos IVV
Rua Mouzinho da Silveira, 5
1250-165 LISBOA
Telefone: 21 350 67 00
Email: ivv@ivv.gov.pt
Centro de Apoio Técnico (CAT)
Telefone: 21 350 67 77
Email: apoio@ivv.gov.pt
Horários
Período normal de funcionamento: entre as 8h00 e as 20h00, nos dias úteis
Períodos de atendimento ao público: Receção, das 8h00 às 18h00
Centro de Apoio Técnico (CAT), das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 16h30
Nos restantes serviços, das 9h30 às 12h00 e das 14h00 às 16h30