Este mês, em São Paulo e Rio de Janeiro, realizou-se a apresentação e prova dos 50 Melhores Vinhos de Portugal no Brasil, numa selecção dos reputados críticos internacionais Marcelo Copello e Charles Metcalfe. Foi escolhido o branco Ameal Loureiro 2009.
Nos Estados Unidos e no Canadá, os vinhos produzidos por Pedro Araújo foram escolhidos para integrar o guia "Wines of Portugal Sommelier Guide 2010" de cada um destes países, realizados pela primeira vez nestes países.
Nos Estados Unidos, a selecção de vinhos foi realizada por um conjunto de nove sommeliers norte-americanos, que escolheram o Ameal Escolha 2008. O guia foi apresentado nos dias 26, 27 e 28 de Outubro nas cidades de São Francisco, Chicago e Nova Iorque, respectivamente.
No Canadá, foram escolhidos o Ameal Espumante 2002 e o Ameal Escolha 2008 pelo Master Sommelier canadiano John Szabo, para figurar no "Wines of Portugal Sommelier Guide" (Canadá), cuja apresentaçãoaconteceu nos dias 15 e 17 de Novembro, respectivamente, nas cidades de Vancouver e Toronto.
O guia destina-se a Sommeliers/master Sommeliers, consumidores e canal HORECA.
De salientar também que a escolha dos 50 Melhores vinhos de Portugal se enquadra num projecto da Viniportal de promoção internacional dos vinhos lusos por todo o mundo, com os vinhos Ameal a serem consecutivamente e repetidamente escolhidos por diferentes provadores e críticos internacionais para integrar esta selecção, nos diversos mercados onde se têm realizado estas acções, desde 2004.
Depois da integração na lista de vinhos do Restaurante da Tate Gallery (UK best wine list) e de restaurantes com estrelas Michelin em Londres, Nottingham, Marlborough e na Escócia, onde também passou a estar também no berço do Golfe mundial - Golfe St Andrews, fundado há 600 anos, os vinhos Ameal passaram a estar desde Setembro na cadeia de lojas de luxo Harvey Nichols em Londres, Leeds e Edimburgo.
A par da cadeia Harrod's estão entre as mais prestigiadas lojas de Inglaterra e a nível internacional. Também em Setembro, os vinhos produzidos por Pedro Araújo passaram a integrar a lista de produtos da Fortnum and Mason, com loja em Piccadilly, no centro de Londres, restaurantes e loja on-line.
Na Quinta do Ameal, a produção, anual de 60.000 garrafas (todos os vinhos), caracteriza-se por um processo totalmente vertical, só usando as uvas biologicamente produzidas na Quinta e em muito pequenas quantidades (todos os anos apenas é utilizado 1/3 do total do potencial produtivo da casta), tentando sempre alcançar a mais alta qualidade possível.
Contactos IVV
Rua Mouzinho da Silveira, 5
1250-165 LISBOA
Telefone: 21 350 67 00
Email: ivv@ivv.gov.pt
Centro de Apoio Técnico (CAT)
Telefone: 21 350 67 77
Email: apoio@ivv.gov.pt
Horários
Período normal de funcionamento: entre as 8h00 e as 20h00, nos dias úteis
Períodos de atendimento ao público: Receção, das 8h00 às 18h00
Centro de Apoio Técnico (CAT), das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 16h30
Nos restantes serviços, das 9h30 às 12h00 e das 14h00 às 16h30