Início\ Informação \ Notícias
Vinho: investigadores portugueses vencem concurso nos EUA
O projecto vinícola português VinePAT venceu a iniciativa «Cockrell School of Engineering Championship», do Concurso «Idea to Product (I2P) Global Competition», realizado na Universidade do Texas em Austin, Estados Unidos.

Fonte da Universidade do Minho adiantou hoje que o VinePAT "é um sistema de recolha e análise de dados, baseado em técnicas de espectroscopia e Tecnologia Analítica de Processo (PAT), que permite aos viticultores controlar a qualidade das uvas que produzem".

Permite-lhes ainda "decidir sobre os tratamentos a aplicar na fase de maturação das uvas, bem como a altura ótima para a vindima".

A equipa premiada no concurso «Idea to Product (I2P) Global Competition», representando a COTEC Portugal no evento, integrou os investigadores Rui Martins (Departamento de Biologia da Universidade do Minho) e César Ferreira (Universidade Católica) e os estudantes de MBA João Ferreira e Joaquim Valente (EGP - University of Porto Business School).

Segundo a UMinho, "o sistema envolve um dispositivo portátil que recolhe múltiplos parâmetros e, em tempo real e de forma não invasiva, fornece numa plataforma online, a informação rápida e suficiente para o viticultor. Ou seja, o método é uma espécie de raios X químico à uva ou a impressão digital desta".

A competição I2P Global 2010 juntou 18 equipas de oito países, de escolas como a Penn State University, Georgia Institute of Technology, University of Illinois, Stockholm School of Entrepreneurship e Aachen University, entre outras.

Foi a primeira vez que um projeto representante do Programa COHiTEC, da COTEC Portugal - Associação Empresarial para a Inovação venceu esta prova de prestígio mundial, após dois segundos lugares (2009, 2008) e um terceiro lugar (2007).

Fonte: Diário Digital / Lusa