Este evento de alto nível cultural, inserido no contexto da geminação de Sabrosa com Cadaujac, teve como motivo condutor a poesia de Miguel Torga com um forte imaginário ligado aos vinhos do Douro e Porto. A acção, com numerosos cidadãos franceses presentes, incluiu uma contextualização geográfica do Douro, com magníficas fotografias, o que despertou grandemente a vontade de visita por parte dos intelectuais presentes.
Posteriormente apresentou-se a vida e a obra de Miguel Torga na sua vertente mais relacionada com o vinho, com recitação de poemas, em português e em francês. Destaque para a declamação do vice-cônsul de Portugal em Bordéus, personalidade também presente. Simultaneamente eram degustados vinhos do Douro (de Sabrosa), três de mesa e três Portos, que impressionaram muitíssimo a audiência, conhecedora do mundo dos vinhos, pela sua altíssima craveira, acompanhados por diferentes "amuse bouche" constituídos por produtos e misturas tão tradicionais como o figo e a noz.
A acção desenvolvida autonomamente por uma associação de Bordéus, de carácter literário e de promoção de estudos sobre o vinho, que se inspirou em Miguel Torga, prova e demonstra que estratégias dos Municípios podem aproveitar os vários tipos de relações internacionais, conseguindo-se até resultados extraordinários de divulgar e dar a conhecer os melhores vinhos do Douro e do Porto, em terras também produtoras de excelentes vinhos, como é o caso de Bordéus. Eventos semelhantes terão lugar em data e locais a anunciar.
Fonte: Notícias de Vila Real
Contactos IVV
Rua Mouzinho da Silveira, 5
1250-165 LISBOA
Telefone: 21 350 67 00
Email: ivv@ivv.gov.pt
Centro de Apoio Técnico (CAT)
Telefone: 21 350 67 77
Email: apoio@ivv.gov.pt
Horários
Período normal de funcionamento: entre as 8h00 e as 20h00, nos dias úteis
Períodos de atendimento ao público: Receção, das 8h00 às 18h00
Centro de Apoio Técnico (CAT), das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 16h30
Nos restantes serviços, das 9h30 às 12h00 e das 14h00 às 16h30