Início\ Informação \ Notícias
Sabrosa promove vinhos na região francesa de Bordéus
No passado dia 19 de Novembro teve lugar uma degustação vínico-literária num tradicional “Château”, em Cadaujac, na região francesa de Bordéus, zona afamada mundialmente pela excelência dos seus vinhos.

Este evento de alto nível cultural, inserido no contexto da geminação de Sabrosa com Cadaujac, teve como motivo condutor a poesia de Miguel Torga com um forte imaginário ligado aos vinhos do Douro e Porto. A acção, com numerosos cidadãos franceses presentes, incluiu uma contextualização geográfica do Douro, com magníficas fotografias, o que despertou grandemente a vontade de visita por parte dos intelectuais presentes.

Posteriormente apresentou-se a vida e a obra de Miguel Torga na sua vertente mais relacionada com o vinho, com recitação de poemas, em português e em francês. Destaque para a declamação do vice-cônsul de Portugal em Bordéus, personalidade também presente. Simultaneamente eram degustados vinhos do Douro (de Sabrosa), três de mesa e três Portos, que impressionaram muitíssimo a audiência, conhecedora do mundo dos vinhos, pela sua altíssima craveira, acompanhados por diferentes "amuse bouche" constituídos por produtos e misturas tão tradicionais como o figo e a noz.

A acção desenvolvida autonomamente por uma associação de Bordéus, de carácter literário e de promoção de estudos sobre o vinho, que se inspirou em Miguel Torga, prova e demonstra que estratégias dos Municípios podem aproveitar os vários tipos de relações internacionais, conseguindo-se até resultados extraordinários de divulgar e dar a conhecer os melhores vinhos do Douro e do Porto, em terras também produtoras de excelentes vinhos, como é o caso de Bordéus. Eventos semelhantes terão lugar em data e locais a anunciar.

 

Fonte: Notícias de Vila Real