Início\ Informação \ Notícias
Vinho Ameal seleccionado por Tom Marthinsen para “As Castas Brancas de Portugal”
O Ameal 2009 foi escolhido pelo reputado crítico norueguês e a nível mundial, Tom Marthinsen, para integrar a prova comentada “Portuguese Wine Tasting with Tom Marthinsen – As castas brancas de Portugal”.

Integrada na Wines of Portugal International Conference 2010, a prova, de seis vinhos brancos elaborados a partir das castas portuguesas, vai ter lugar dia 10 de Dezembro na Alfândega do Porto, entre as 16h45 e as 17h45, numa organização da Viniportugal.

Mais um prestigiada presença dos vinhos (apenas brancos) produzidos por Pedro Araújo, que já mereceu de Tom Marthinsen(www.dn.no/vinguiden/article1707992.ece) a comparação dos vinhos da Quinta Ameal com os melhores Chablis franceses e Rieselings alemães/austríacos.

Tom Marthinsen caracteriza os vinhos Ameal como «a serious wine» e dos melhores brancos portugueses, destacando as razões que levam estes vinhos a serem tão diferentes: o seu terroir (local) e os extremos cuidados e atenção com todos os pormenores relacionados com a vinha e todo o processo de produção. Razões estas que levam Marthinsen a colocar os vinhos Ameal ao nível da produção dos Grand Cru da Borgonha (o equivalente à classificação máxima de estrelas Michelin na restauração).

Um facto a ter em conta, já que, e como destaca Pedro Araújo, «este patamar é muito elevado, pois os vinhos referidos são do melhor que se produz de brancos a nível mundial».

Na Quinta do Ameal, a produção, anual de 60.000 garrafas (todos os vinhos), caracteriza-se por um processo totalmente vertical, só usando as uvas biologicamente produzidas na Quinta e em muito pequenas quantidades (todos os anos apenas é utilizado 1/3 do total do potencial produtivo da casta), tentando sempre alcançar a mais alta qualidade possível.