Início\ Informação \ Notícias
Pólo experimental na Herdade de Pegões em Montijo
O Ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas (MADRP) homologou o protocolo técnico celebrado entre a Direcção Regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo e a Associação Portuguesa para a Diversidade da Videira - PORVID, para a constituição e gestão do Pólo Experimental Central para a conservação da variabilidade genética das videiras autóctones.

Esta sessão pública realizou-se no passado dia 06 de Dezembro, na Sala Ogival da VINIPORTUGAL, na Praça do Comércio em Lisboa.

A realização deste Protocolo é, assim, a sequência natural do trabalho que vinha sendo desenvolvido pela Direcção Regional em colaboração com a Rede Nacional de Selecção da Videira, actual PORVID e prevê também a colaboração com outras entidades de forma a difundir o conhecimento sobre as castas portuguesas, promovendo a sua imagem como alicerce de qualidade e identidade dos vinhos nacionais.

Este pólo experimental, situado na Herdade de Pegões, é um projecto de melhoramento genético e guarda da variabilidade da videira, de reconhecido interesse nacional e que, a PORVID irá levar a cabo com o objectivo de conservar a diversidade genética intravarietal das castas autóctones, no sentido de manter a biodiversidade das castas portuguesas, com forte impacto na qualidade e imagem do sector do vinho.

Tendo em consideração a celebração deste Protocolo e o envolvimento da DRAPLVT nesta matéria, é de todo importante a Direcção Regional associar-se à PORVID, com o objectivo de cumprir com o empenho do Ministério em conservar e valorizar a diversidade genética das castas autóctones portuguesas, de tão relevante interesse nacional.

A experimentação vitícola ocupou sempre um papel relevante nas prioridades desta Direcção Regional, sendo o Centro Experimental de Pegões o espaço agregador desta actividade. A vinha ocupa nesta herdade uma área aproximada de 40ha, destacando-se vários campos experimentais de selecção e de produção de material de propagação vegetativa e ensaios vitivinícolas.

 

Fonte: Rostos On-line