Início\ Informação \ Notícias
Imprensa norte-americana avalia vinhos do Dão
Reforçando a estratégia de promoção dos Vinhos do Dão em mercados externos tidos como prioritários, neste mês de Janeiro a mais antiga Região Demarcada portuguesa de vinhos não licorosos será novamente visitada por jornalistas e importadores norte-americanos.

Após o jantar de boas-vindas (dia 24), em que estará presente a direcção da Comissão Vitivinícola Regional (CVR) do Dão e diversos agentes económicos da região, a comitiva norte-americana fará na manhã de 25 de Janeiro uma prova colectiva de vinhos do Dão.

No final da prova, que decorrerá no Solar do Vinho do Dão, em Viseu, serão os próprios jornalistas e importadores americanos que seleccionarão as quintas e adegas a visitar nessa tarde e na manhã de dia 26 de Janeiro, tendo por base a degustação de vinhos e a informação entretanto recolhida durante a prova.

Qualidade reconhecida

Entretanto, a CVR Dão congratula-se com mais um destaque internacional obtido por um vinho da região.

Desta vez foi o Quinta de Cabriz tinto 2008, produzido pela Dão Sul/Global Wines, que mereceu honras de selecção na primeira edição de 2011 da revista norte-americana "Wine Spectator".

Por muitos considerada a bíblia mundial do vinho, dada a enorme influência que exerce junto do sector e dos consumidores, a publicação coloca este vinho do Dão na secção "Best Values", com um total de 90 pontos. O vinho é elogiado pela "boa estrutura e músculo", sendo ainda considerado "distinto, com um fascínio muito selvagem".

Este realce dado a um vinho produzido na região é, para o presidente da CVR Dão, Arlindo Cunha, "mais um sinal claro do potencial dos vinhos do Dão, pelo que é agora fundamental procurar reflectir o conjunto de boas críticas obtidas recentemente em várias publicações de todo o mundo em resultados efectivos e que se traduzam no aumento das exportações".