Este concurso está aberto a vinhos das várias regiões do mundo, sendo as amostras submetidas a provas cegas realizadas por especialistas internacionais, de acordo com a regulamentação em vigor na Comunidade Europeia.
Os produtos cuja classificação atinja 85 pontos (numa escala de 100) recebem um certificado. Acima desta pontuação, os vinhos são premiados com medalhas.
Os vinhos incluídos nos 20% melhor classificados do concurso serão incluídos na edição de Primavera desta publicação o que significa serem divulgados junto de uma audiência de mais de 100.000 leitores regulares da Alemanha, Áustria e Suíça que inclui 3.000 traders, na altura da grande feira de vinhos Prowein. O anúncio dos vencedores ficará ainda disponível no site da revista em www.selection-online.com.
O Touriga Nacional da Quinta do Couquinho já tinha sido seleccionado na Escolha da Imprensa, na categoria Tintos, no âmbito do Encontro com o Vinho e Sabores realizado pela Revista de Vinhos em Novembro de 2010, certame no qual mais de duas centenas de vinhos foram avaliados, em prova cega, pelo maior painel nacional de jornalistas e críticos da especialidade.
Situada no Douro Superior, a Quinta do Couquinho, há quatro gerações na família Melo e Trigo, tem 25 hectares de vinha numa encosta em patamares, com exposição Sul e Nascente, 12 dos quais de vinha velha, e 33 hectares de Olival.
O clima é aí tipicamente mediterrânico, atingindo temperaturas extremamente elevadas, e precipitações anuais em média próximas dos 400 mm, podendo mesmo em determinados anos não ultrapassar os 200 mm, o que lhe confere características semidesérticas, no limite da cultura para a videira.
Localizada nos concelhos de Vila Flor e Torre de Moncorvo, a Quinta do Couquinho funciona em regime de produção integrada.
O Touriga Nacional 2008, resulta do trabalho do reputado enólogo João Brito e Cunha assessorado pelo enólogo residente da Quinta do Couquinho, Victor Rabaçal, e tem na sua origem as melhores uvas da casta que tem vindo a assumir um papel de grande relevância na comunicação da diferenciação das castas portuguesas : a Touriga Nacional.
Um monovarietal que exprime muito bem as características da casta e as notas quentes do Douro Superior. Cor intensa e profunda, aromas muito distintos e complexos onde predominam o carácter frutado e floral. Apresenta um excelente volume de boca, no qual se destacam as notas de madeira bem integradas e muito discretas. Uma discreta acidez conjugada com os taninos maduros, contribuem para a sua complexidade e enriquecimento aromático. Especial realce para a boa frescura.
As uvas foram vindimadas à mão, no seu ponto ideal de maturação, pretendendo-se que apresentem uma maturação pujante, conduzindo a maiores concentrações aromáticas e polifenólicas. A vinificação foi feita em lagar, com pisa a pé com fermentação em cubas inox, permitindo assim que os constituintes de qualidade presentes nas películas das uvas bem maduras, passassem suavemente para o vinho, com ligeiras remontagens e macerações prolongadas.
Após a fermentação maloláctica o vinho estagiou em barricas novas e usadas de 2º ano em carvalho francês - Taransaud e François Frères - de 225 e 300 litros, durante 12 meses.
Foram engarrafadas um total de 2.600 garrafas de 750 ml.
Contactos IVV
Rua Mouzinho da Silveira, 5
1250-165 LISBOA
Telefone: 21 350 67 00
Email: ivv@ivv.gov.pt
Centro de Apoio Técnico (CAT)
Telefone: 21 350 67 77
Email: apoio@ivv.gov.pt
Horários
Período normal de funcionamento: entre as 8h00 e as 20h00, nos dias úteis
Períodos de atendimento ao público: Receção, das 8h00 às 18h00
Centro de Apoio Técnico (CAT), das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 16h30
Nos restantes serviços, das 9h30 às 12h00 e das 14h00 às 16h30