Início\ Informação \ Notícias
Vinhos Ameal na mais cotada imprensa internacional
Os brancos Ameal Escolha 2008 e Ameal 2009 receberem notas elevadas na crítica no site Wine Advocate, de Robert Parker, e na Wine Enthusiast.

Entre os mais reconhecidos críticos mundiais, Mark Squires, um dos colaboradores de Robert Parker, atribuiu nota 90 (no máximo de 100) ao Ameal Escolha 2008, considerando este um vinho «excepcional, que envelhece muito bem e de forma diferente dos restante vinhos da Região, pela delicadeza no tratamento da casta Loureiro».

O Ameal 2009, também com 90 pontos, é referido por Squires como «aromático e delicado, de textura leve e persistente no fim de boca. Simplesmente refrescante!».

Na Wine Enthusiast, o Ameal Escolha 2008 e o Ameal 2009 receberam também uma fantástica pontuação, respectivamente, de 92 e 90 pontos e uma crítica que destaca «o intenso aroma de frutos verdes, uma textura suaves» em vinhos brancos «deliciosos».

Estas notas renovam e reforçam ainda mais a notoriedade e a qualidade dos vinhos (apenas brancos) produzidos por Pedro Araújo em Ponte de Lima.

Ameal Special Harvest

De referir ainda que o produtor lançou recentemente o novo e primeiro Ameal Special Harvest, já provado por especialistas e críticos portugueses, que o classificaram com 17,5 e 19 pontos, numa escala de 20, e foram unânimes na afirmação da sua qualidade, considerando-o como um dos melhores existentes no mercado.

Depois de sete anos de experiências, finalmente o resultado desejado foi obtido, mas como destaca o produtor, «um processo de produção extremamente difícil e trabalhoso para atingir estes resultados e por isso foram produzidas apenas 560 garrafas, todas elas numeradas».

Em 2010, os vinhos Ameal passaram a estar na lista de vinhos do Restaurante da Tate Gallery (UK best wine list), na cadeia de lojas de luxo Harvey Nichols em Londres, Leeds e Edimburgo - a par da cadeia Harrod's, estão entre as mais prestigiadas lojas de Inglaterra e a nível internacional. Também este ano, os vinhos produzidos por Pedro Araújo passaram a integrar a lista de produtos da Fortnum and Mason, com loja em Piccadilly, no centro de Londres, restaurantes e loja on-line, e restaurantes com estrelas Michelin em Londres, Nottingham, Marlborough e na Escócia, onde também estão no berço do Golfe mundial - Golfe St Andrews, fundado há 600 anos.

Na Quinta do Ameal, a produção, anual de 60.000 garrafas (todos os vinhos), caracteriza-se por um processo totalmente vertical, só usando as uvas biologicamente produzidas na Quinta e em muito pequenas quantidades (todos os anos apenas é utilizado 1/3 do total do potencial produtivo da casta), tentando sempre alcançar a mais alta qualidade possível.