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Cartaxo presente na International Wine Tourism Conference & Workshop
Paulo Caldas, presidente da Câmara Municipal do Cartaxo e presidente da Rede Europeia de Cidades do Vinho (RECEVIN) e da Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV), vai estar entre o vasto leque de oradores da 3.ª International Wine Tourism Conference & Workshop (IWTCW) que tem lugar no Porto, entre 31 de Janeiro e 6 de Fevereiro.

A intervenção, que ocorre no segundo dia do evento, irá assentar na importância das cidades no desenvolvimento e reforço de políticas de enoturismo, em particular na criação de uma rede mundial de cidades do vinho - projecto que Paulo Caldas lançou enquanto presidente da RECEVIN e que deverá ser consolidado no decorrer deste ano.

A presença da RECEVIN na IWTCW, vai permitir, também, dar a conhecer aos participantes os principais projectos da Rede, assim como discutir a importância dos municípios na promoção das economias locais, através de projectos de enoturismo, tais como as rotas do vinho, o modo como estas rotas se podem constituir como motores do desenvolvimento dos territórios e a importância da preservação das tradições, cultura e paisagem ligadas ao vinho e à vinha.

Para Paulo Caldas, o vinho representa "uma área estratégica e potenciadora de desenvolvimento económico a nível mundial, constituindo o trabalho em rede o caminho mais acertado para criar vectores que reforcem a afirmação do sector do vinho e consolidem a identidade natural e cultural dos territórios".

A constituição de uma rede mundial de cidades do vinho "terá um papel fundamental, não só na valorização do sector em termos produtivos e comerciais, mas também ao nível do enoturismo, assente no enraizamento histórico e cultural das diferentes comunidades", defende Paulo Caldas.

Estes serão alguns dos conceitos e dos objectivos que o presidente da RECEVIN e da AMPV vai apresentar na 3.ª International Wine Tourism Conference & Workshop - um evento que vai reunir cerca de 200 profissionais do sector do vinho e do turismo de todo o mundo que, ao longo de um extenso programa de mais de 40 palestras, mesas-redondas e workshops, vão discutir e reflectir sobre a dinâmica do sector do vinho, novas formas de consolidar o enoturismo como factor de desenvolvimento económico das regiões vinícolas no mundo, estratégias de marketing e novas tecnologias ao serviço da produção e promoção de marcas.