Início\ Informação \ Notícias
Vinhos Ameal reconhecidos no Financial Times
Jancis Robinson volta a destacar os vinhos produzidos na Quinta do Ameal.

No seu mais recente artigo para o jornal Financial Times, que também pode ser encontrado no seu website, onde é colaboradora permanente, aquela que está entre os mais reputados e reconhecidos críticos de vinhos a nível mundial escreveu sobre os vinhos portugueses e a sua implantação internacional.

Como destaca Pedro Araújo, «é um artigo importantíssimo para os vinhos Portugueses, talvez um marco na expressão que finalmente adquiriram junto dos principais críticos».

Robinson incluiu o Ameal 2009 nas suas escolhas de vinhos brancos produzidos através de um processo totalmente vertical, só usando as uvas biologicamente produzidas na Quinta e em muito pequenas quantidades (todos os anos apenas é utilizado 1/3 do total do potencial produtivo da casta), tentando sempre alcançar a mais alta qualidade possível.

Na prova que fez dos vinhos Ameal, Jancis Robinson pontou ainda com nota igualmente elevada o Ameal/04, hoje com sete anos de idade, reflectindo o fantástico potencial e capacidade, já inúmeras vezes comprovada, de envelhecimento dos vinhos deste produtor.

Ameal Special Harvest 

De referir ainda que o produtor lançou recentemente o novo e primeiro Ameal Special Harvest, já provado por especialistas e críticos portugueses, que o classificaram com 17,5 e 19 pontos, numa escala de 20, e foram unânimes na afirmação da sua qualidade, considerando-o como um dos melhores existentes no mercado.

Depois de sete anos de experiências, finalmente o resultado desejado foi obtido, mas como destaca o produtor, «um processo de produção extremamente difícil e trabalhoso para atingir estes resultados e por isso foram produzidas apenas 560 garrafas, todas elas numeradas».

Nota de prova Cor amarelo dourado. Aromas complexos de casca de laranja, marmelo, pêra, evolução de madeira, mel e notas florais da casta Loureiro com evolução positiva. Na boca é doce com uma acidez equilibrada e vibrante. Termina longo com grande complexidade.

Mais uma vez, a Quinta do Ameal assume-se como inovadora na pesquisa do potencial desta casta (Loureiro) e na criação de vinhos únicos ao mais alto nível, no espectro dos vinhos brancos nacionais.