Início\ Informação \ Notícias
Vercoope investe 1,5 milhões de euros e aposta em novos mercados
A Vercoope, no âmbito dos projectos PRODER e QREN, vai investir cerca de 1,5 milhões de euros em novos equipamentos e maquinarias mas também na aposta em novos mercados emergentes como é o caso da Rússia, China e Índia.

Com uma facturação na ordem dos 10 milhões de euros em 2010, a Vercoope - União das Adegas Cooperativas da Região dos Vinhos Verdes apresentou as novas colheitas dos seus vinhos - Via Latina, Via Latina Loureiro, Alvarinho, Alvarinho Loureiro e Vinhão - e lançou a nova embalagem de pack de seis garrafas (0,25 cl) de Vinho Verde, Via Latina.

O pack de seis garrafas de 0,25 cl de Via Latina é um conceito novo que a Vercoope introduz agora no mercado com o intuito de responder às necessidades do consumidor. Na apresentação destes novos vinhos, o Chefe Rui Paula dirigiu um showcooking em que elaborou alguns pratos que harmonizavam com os vinhos em prova. A chamuça de alheira e os canapés adocicados foram os acompanhamentos em degustação.

Em 2009, a Vercoope levou a cabo avultados investimentos nas suas infra-estruturas e equipamentos, traduzidos num volume global de 3,5 milhões de euros, dos quais 830 mil euros foram comparticipados pelo Estado. Desta forma, nas suas instalações com cerca de 7500 m2 de área coberta, foram totalmente renovados o piso e o telhado, bem como adquirida e instalada uma moderna e completa linha de engarrafamento de brancos, a qual, segundo Casimiro Alves, director comercial da empresa, permite "uma maior capacidade de resposta para grandes volumes", ao possibilitar engarrafar 8 a 10 mil garrafas por hora. Com as suas instalações, a Vercoope tem capacidade para engarrafar 10 a 12 milhões de litros de vinho anualmente.

A Vercoope vende cerca de sete milhões de litros de vinho por ano (o equivalente a 10 milhões de euros), dos quais 12 por cento correspondem a valores de exportação. Entre os mais de 30 países de exportação, destacam-se os EUA, França, Alemanha e Luxemburgo.

A Vercoope foi fundada em 1964 para dar resposta à necessidade de agrupar os interesses de milhares de pequenos e médios produtores de Vinho Verde. A sua actividade centra-se no engarrafamento e comercialização dos vinhos produzidos pelos seus associados. O objectivo foi criar economias de escala na vinificação, comercialização e distribuição, permitindo a conservação de todo um manancial de cultura vínica que, durante décadas, originou vinhos com características organolépticas muito próprias - um vinho suis generis e ex-libris da região.