Início\ Informação \ Notícias
As Melhores Vinhas da Bairrada 2011”
A Comissão Vitivinícola da Bairrada (CVB) está a promover, pelo sétimo ano, o concurso “As Melhores Vinhas da Bairrada 2011”

A Comissão Vitivinícola da Bairrada (CVB) está a promover, pelo sétimo ano, o concurso "As Melhores Vinhas da Bairrada 2011". O objectivo desta acção é incentivar e vulgarizar as boas práticas da viticultura na região, podendo concorrer vinhas aramadas, com idade mínima de 5 anos, área mínima de 0,5 hectares e máxima de 5, sendo obrigatória a apresentação do registo central vitícola actualizado. O custo da inscrição será de 25 euros por parcela, terminando o prazo no fim do mês de Março.

No âmbito deste concurso, decorreu, na passada quarta-feira, dia 23, no auditório da Estação Vitivinícola da Bairrada, uma acção de sensibilização destinada aos concorrentes e demais viticultores subordinada ao tema "Nutrição e Gestão de Solo". A iniciativa ficou marcada pela fraca adesão dos viticultores.

José Corte-Real, secretário-geral da CVB, na abertura dos trabalhos, salientou que "este é o segundo ano em que o concurso tem uma vertente mais pedagógica e de formação para os viticultores", sublinhando o facto de "estarem presentes especialistas que transmitem conhecimentos com o objectivo de resolver os problemas da vinha".

José Santos, em representação da DRAPC, referiu o facto de esta colaboração com a CVB "ser uma obrigação da Direcção Regional de Agricultura", salientando que "o objectivo é transmitir o máximo conhecimento aos agricultores para que possam ter benefícios e melhorias nas suas explorações, através de um conhecimento mais profissional". Este responsável espera que estas acções venham ao encontro das preocupações dos viticultores.

César Almeida, presidente do júri do concurso e Técnico da DRAPC, realçou que a acção está englobada no concurso "As Melhores Vinhas". "O nosso objectivo é dar a conhecer e pôr em contactos novas empresas e produtos com os viticultores", frisou.

A temática desta acção relaciona-se com a gestão do solo, nomeadamente a parte nutritiva, sublinhando que "uma boa gestão nutritiva do solo é importante para a qualidade final das uvas", adiantando que "é necessário dar a conhecer aos viticultores a importância da nutrição, bem como as ferramentas que existem ao seu dispôr".

 

Fonte: Região Bairradina