Terminada a 18.ª edição da PROWEIN, o presidente da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV), Manuel Pinheiro, reconhece, em jeito de balanço, que o crescimento das exportações passa cada vez mais pela participação dos produtores em certames internacionais, uma vez que o mercado nacional "está estagnado". Para a CVRVV, crescer em 2011 rima com exportar.
"O Vinho Verde tem de fazer um esforço no sentido de chegar a outras latitudes e, ao mesmo tempo, reforçar as exportações para os mercados onde já está presente", considera Manuel Pinheiro, para justificar a participação da CVRVV na PROWEIN, pela qual passaram 36 mil visitantes em três dias, entre público, importadores e consumidores.
O stand da CVRVV, com 60 metros quadrados, esteve inserido na mancha Wines of Portugal, em cujo espaço teve lugar um seminário sobre Vinho Verde apresentado pelo conceituado jornalista Stephan Reinhardt, editor da revista Weinwisser, e pelo representante da CVRVV, António Cerdeira.
Entre as personalidades que visitaram o stand dos Vinhos Verdes, destaque para o secretário de Estado da Agricultura, Luís Vieira, o embaixador português na Alemanha, José Costa Pereira, e a vice-presidente do Instituto da Vinha e do Vinho, Edite Azenha, que se congratularam com a elevada qualidade dos vinhos em prova e com a forte presença do Vinho Verde na Alemanha, fazendo deste produto um dos principais embaixadores nacionais num dos maiores produtores de vinho a nível mundial.
No ano em que as exportações de Vinho Verde bateram recordes, o mercado alemão consumiu mais de 2,4 milhões de litros, a que corresponde um volume de negócios de mais de 6,6 milhões de euros em 2010.
Portugal exportou 21 milhões de euros de vinhos e 12 milhões de litros no ano anterior, exceptuando o Vinho do Porto e o Vinho Madeira, ou seja, o Vinho Verde representa já 20 por cento do mercado em volume e mais de 30 por cento em valor.
Em 2010, Vinhos Verdes cresceram 28 por cento, atingindo os 36 milhões de euros de volume de exportações e 14 milhões de litros. Os EUA são o principal mercado consumidor, com oito milhões de euros de vendas, seguido da Alemanha.
Adega de Ponte de Lima, Adega Edmun do Val, Solar de Louredo, Afros Wines, Quinta da Santa Cristina, Vinhos Norte, Quinta de Santa Cruz, Quinta da Lixa, Quinta da Raza, Quinta das Arcas, Quinta de Carapeços, Quinta de Gomariz, Solar de Serrade, Sociedade Agrícola Casa Vilacetinho, Sociedade Agrícola Corga da Chã e VERCOOPE foram os 16 produtores de Vinho Verde que se fizeram representar no stand colectivo dos Vinhos Verdes.
Contactos IVV
Rua Mouzinho da Silveira, 5
1250-165 LISBOA
Telefone: 21 350 67 00
Email: ivv@ivv.gov.pt
Centro de Apoio Técnico (CAT)
Telefone: 21 350 67 77
Email: apoio@ivv.gov.pt
Horários
Período normal de funcionamento: entre as 8h00 e as 20h00, nos dias úteis
Períodos de atendimento ao público: Receção, das 8h00 às 18h00
Centro de Apoio Técnico (CAT), das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 16h30
Nos restantes serviços, das 9h30 às 12h00 e das 14h00 às 16h30