Os dois vinhos distinguidos com duas das três mais elevadas pontuações atribuídas pelo referido painel de provadores são ambos da Quinta da Fronteira, no Douro, recentemente adquirida por Miguel Pais do Amaral para a Companhia das Quintas - o Quinta da Fronteira Grande Escolha Douro 2008 e o Quinta da Fronteira Reserva Douro 2008.
Joshua Greene, renomado crítico e provador de vinhos portugueses, considerou estes dois vinhos do Douro da Companhia das Quintas excepcionais, sublinhando o facto de estarmos perante duas colheitas do mesmo ano e da mesmo Quinta a atingirem pontuações só atribuídas quando os provadores se deixam conquistar pela qualidade das amostras.
Também Bernardo Gouvêa, CEO da Companhia das Quintas, manifesta uma natural satisfação pelo reconhecimento internacional agora alcançado pelos dois vinhos da Quinta da Fronteira, "confirmando-se assim em pleno o acerto da aposta feita com a aquisição deste soberbo terroir duriense, cujas potencialidades têm sido exploradas com saber e paixão pela nossa equipa de enologia".
Recorde-se que a Companhia das Quintas já produzia, com grande sucesso, vinhos com a marca Quinta da Fronteira a partir de vinhas vizinhas da propriedade adquirida em finais de 2009, assumindo-se, após esta aquisição, como um dos maiores produtores nacionais na área do Douro Superior.
A Quinta da Fronteira está inserida no Parque Natural do Douro Internacional, na sub-região do Douro Superior, junto a Barca d'Alva. Com cerca de 70 hectares de vinha plantados, parte destes em socalcos e com uma extensa frente de Rio, a Quinta da Fronteira é uma verdadeira representante da centenária tradição da viticultura duriense. As principais castas plantadas são as mais relevantes da região: Touriga Nacional, Touriga Franca e Tinta Roriz.
Assinado pelos enólogos João Corrêa e Jorge Serôdio Borges, o Quinta da Fronteira Grande Escolha 2008 é o resultado da selecção das melhores parcelas da vinha com base em Touriga Nacional e Touriga Franca, apresentando-se cheio de carácter, extremamente complexo e com grande capacidade de evolução em garrafas nos próximos anos.
Quanto ao Quinta da Fronteira Reserva 2008, da autoria da mesma equipa de enologia, nasceu da combinação das castas Touriga Nacional, Touriga Franca e Tinta Roriz plantadas nos patamares de xisto da Quinta. Depois de um estágio de 20 meses em barricas de carvalho francês, este vinho apresenta um aroma rico, complexo e profundo, com notas de frutos pretos, esteva e pimenta. O paladar revela o esplendor do Douro, amplo, estruturado e poderoso, sem nunca perder frescura até ao final longo e complexo.
Contactos IVV
Rua Mouzinho da Silveira, 5
1250-165 LISBOA
Telefone: 21 350 67 00
Email: ivv@ivv.gov.pt
Centro de Apoio Técnico (CAT)
Telefone: 21 350 67 77
Email: apoio@ivv.gov.pt
Horários
Período normal de funcionamento: entre as 8h00 e as 20h00, nos dias úteis
Períodos de atendimento ao público: Receção, das 8h00 às 18h00
Centro de Apoio Técnico (CAT), das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 16h30
Nos restantes serviços, das 9h30 às 12h00 e das 14h00 às 16h30