No total, 578 pessoas participaram de uma degustação às cegas durante o Festival de Ciência de Edimburgo, na Escócia, e só na metade dos casos conseguiram identificar quais eram os vinhos caros e quais eram os mais baratos.
Eles experimentaram diversas variedades de vinhos tintos e brancos com preços abaixo das 5 libras e outras safras consideradas superiores vendidas a preços entre 10 e 30 libras. Na degustação, também havia garrafas de champagne de 17 libras e de 30 libras.
Os participantes tinham de dizer, então, quais eram os vinhos baratos e quais eram os caros. Mesmo sem saber a resposta, teriam 50% de probabilidades de acertar. E foi exactamente isso o que aconteceu.
A conclusão, para os investigadores da Universidade de Hertfordshire, é que muita gente não consegue distinguir os vinhos pelo paladar e pode estar a pagar mais caro apenas pelo rótulo.
«Estes resultados são impressionantes. As pessoas não conseguiram notar a diferença entre vinhos caros e baratos, então nesse momento de dificuldades financeiras a mensagem é clara: os vinhos baratos que testamos tinham um gosto tão bom quanto as garrafas caras», disse o psicólogo Richard Wiseman, que conduziu o estudo.
Fonte: Diário Digital
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