Início\ Informação \ Notícias
Vinho deve reflectir natureza da terra
O enólogo João Portugal Ramos sublinha que o consumo de vinho produzido na região do Alentejo “não é apenas uma moda”, mas sim o reconhecimento de que nesta região “há vinhos com excelente qualidade”.

A empresa Copo - Distribuição de Vinhos, promoveu na passada quinta-feira mais um dos seus jantares vínicos onde o convidado foi o prestigiado enólogo Eng. João Portugal Ramos.


No decorrer do jantar, que teve lugar no Restaurante Roca Mar, os participantes tiveram oportunidade de apreciar as últimas novidades vínicas da J. Portugal Ramos Vinhos, nomeadamente os vinhos da Região do Alentejo Marquês de Borba Tinto e Marquês de Borba Branco, Vila Santa Reserva Branco 2009, os vinhos monocastas Vila Santa Trincadeira 2009 e Vila Santa Syrah 2009, e ainda o Vila Santa Reserva 2008.

Falando ao JM, João Portugal Ramos destacou, nomeadamente, a importância do mercado madeirense, sublinhando que os vinhos da J. Portugal Ramos "estão bem distribuídos" pela empresa Copo, com uma boa implantação junto do canal Horeca e dos consumidores em geral.


Salientou que as vendas em 2010 foram "muito boas", embora com um crescimento mais moderados, isto também porque houve uma grande crescimento nos anos anteriores.

Como "reconhecimento" do trabalho da J. Portugal Ramos, este prestigiado enólogo destaca o facto de já este ano ter sido nomeado pela imprensa "Enólogo do Ano" e "Personalidade do Ano". Todavia, sublinha que o prémio mais importante foi o facto da sua empresa ter sido nomeada "Empresa Vitícola do Ano".

Considerado uma das maiores personalidades da enologia portugesa, João Portugal Ramos continua a realçar que um "vinho deve reflectir a natureza da terra que o viu nascer e é a expressão de quem o produz".

Na oportunidade destacou a ascensão dos vinhos do Alentejo no panorama dos vinhos portugueses: na década de 80 os vinhos do Alentejo tinham apenas 2% da quota de mercado de vinhos de qualidade e hoje já detêm 42% dessa quota.
Como não podia deixar de ser, esta ascensão dos vinhos do Alentejo fica muito a dever-se ao trabalho deste enólogo.

 

Fonte: Jornal da Madeira