Início\ Informação \ Notícias
Concurso de vinho Alvarinho reúne produtores de vários países em Melgaço
A iniciativa é da Câmara Municipal de Melgaço, com o apoio da ViniPortugal e produção da Essência do Vinho. Para esta primeira edição, já foram «recebidas mais de meia centena de amostras», sendo «60 por cento de produtores nacionais».

Um produtor do Uruguai, alguns dos Estados Unidos, vários de Espanha e muitos de Portugal confirmou já a sua participação no "Alvarinho - International Wine Challenge", concurso que decorre em Melgaço, de 2 a 4 de Junho.

A iniciativa é da Câmara Municipal de Melgaço, com o apoio da ViniPortugal e produção da Essência do Vinho. Para esta primeira edição, já foram «recebidas mais de meia centena de amostras», sendo «60 por cento de produtores nacionais».

«Esperamos receber outras tantas», pois as amostras podem ser enviadas até dia 23, para o Solar do Alvarinho, em Melgaço, disse à Agência Lusa fonte oficial da organização.

Está ser feito um «esforço para aumentar a participação das Rias Baixas», na Galiza, região onde também se produz Alvarinho. A organização diz que um dos objectivos é «reunir em Melgaço, no terroir do vinho Alvarinho, as melhores produções de Alvarinho do Mundo» e também «incentivar a investigação científica e o conhecimento» deste vinho branco.

«Esta será uma forma de divulgar a casta Alvarinho pelos quatro cantos do mundo, não só mas também graças à presença em Melgaço de prestigiados especialistas em vinho de distintas nacionalidades», afirma o presidente da Câmara Municipal de Melgaço.

«Sendo o Alvarinho um dos maiores patrimónios da sub-região de Monção e Melgaço, onde se expressa de forma única, não podemos ignorar que há muito que a casta extravasou as fronteiras regionais, estando já plantada noutras regiões e países», acrescenta Rui Solheiro.

A organização refere que «pela primeira vez em Portugal e na sub-região de Monção/Melgaço», um júri internacional constituído por de críticos de vinhos e escanções irá «provar dezenas de amostras de vinhos Alvarinho, da própria sub-região, de outras regiões portuguesas, de Espanha dos Estados Unidos e de outros países».

A constituição do júri desta competição está praticamente concluída. Portugal está representado através de Rui Falcão, crítico e autor de um guia anual de vinhos e colaborador da revista WWINE - A Essência do Vinho, e Manuel Moreira, escanção.

Os jurados estrangeiros confirmados são os brasileiros Adriane Wiest, chefe de cozinha, e João Lombardo, jornalista e escanção; os espanhóis Jose Peñín, crítico, e Luis Paadín, escanção; os alemães Jonathan Gebser e Michael Giesen; o dinamarquês Mads Jordansen; o americano Paul J. White, crítico, e o suíço ThomasVaterlaus.

 

Fonte: Confagri / Lusa