Início\ Informação \ Notícias
Vinhos rosé com primeira queda no mercado britânico
Os analistas detectaram a primeira baixa de popularidade do vinho rosé desde a última década. No entanto, os comerciantes de vinho insistem que este tipo de vinho continua tão popular como antes.

A procura de vinho Rosé no Reino Unido caiu dois por cento nos últimos 12 meses, de acordo com os analistas da Nielsen (a maior empresa mundial de estudos de mercado). Isto aconteceu apesar de o valor das vendas totais terem crescido 3% no ano passado.

O analista de bebidas da Nielsen, Stewart Blunt descreve os números mais recentes como "decepcionantes" e atribui esta descida no consumo do vinho rosé às taxas de câmbio desfavoráveis e ao clima económico que se vive: "as pessoas optam por alternativas mais baratas, como a cidra".

Embora o preço médio de uma garrafa de vinho rosé tenha sofrido um aumento de 5% desde o ano passado, ainda continua mais barato do que o vinho tinto ou branco - a média do mercado para uma garrafa de rosé é de 4,95€, em comparação com 5,17€ para o vinho tinto ou branco.

O boom na popularidade do vinho rosé é geralmente associado ao Verão abrasador de 2003. Visto como uma alternativa fácil de beber, os vinhos rosés têm-se revelado especialmente populares entre as mulheres jovens, o que ajudou a empurrar as vendas em 2009.

Apesar da sugestão da Nielsen de que "o mercado pode estar a decair", os fornecedores não detectaram ainda nenhuma prova disso e insistem que o vinho rosé mantém a sua popularidade e presença no mercado.

Justin Howard-Sneyd, director mundial de vinho de Laithwaites, afirma que: "as vendas de vinho rosé estão a crescer e são sempre mais elevadas nos meses de verão pois muitos dos nossos clientes optam por bebê-lo para acompanhar os churrascos".

Um porta-voz dos Supermercados Waitrose no Reino Unido afirmou que:"as vendas de vinho rosé sobem até 77% ano por ano. Os nossos clientes gostam e esperam por um bom vinho rosé."

 

Fonte: Revista de Vinhos / Rita Martins