Início\ Informação \ Notícias
"Dão Primores" gerou expectativa para grandes vinhos
Iniciativa pioneira em Portugal decorreu no Solar do Vinho do Dão, em Viseu, e mostrou em exclusivo exemplares que ainda não chegaram ao mercado.

A colheita de 2010 apresenta vinhos tintos que revelam bom potencial e vinhos brancos que seduzem desde já pela elegância e riqueza aromática. Esta é uma das conclusões principais que a crítica especializada em vinhos retira da primeira edição do "Dão Primores", iniciativa pioneira em Portugal, organizada pela Comissão Vitivinícola Regional (CVR) do Dão, que decorreu esta segunda-feira, em Viseu.

Os principais líderes de opinião nacionais sobre vinho aceitaram o convite e deslocaram-se até ao Solar do Vinho do Dão, onde tiveram oportunidade de provar as primeiras amostras da colheita de 2010, cujos exemplares iniciais apenas serão lançados para o mercado nas próximas semanas.

"Fazemos um balanço muito positivo desta primeira edição do 'Dão Primores'. Os produtores da Região responderam positivamente ao repto que lhes foi lançado pela CVR Dão e a Imprensa, críticos e demais convidados sentiram-se privilegiados ao poder provar, em exclusivo, mais de uma centena e meia de vinhos que ainda não chegaram no mercado. Além de uma acção de sensibilização dirigida a líderes de opinião, o 'Dão Primores' cumpriu o duplo objectivo de proporcionar um contacto directo entre quem faz e apresenta o vinho a quem o vai comentar e aconselhar, ao mesmo tempo que contribuiu para o esforço de mediatização da marca colectiva 'Dão' que a CVR vai continuar a prosseguir", sublinha o Presidente da CVR Dão, Arlindo Cunha.

O "Dão Primores" contou com a presença de três dezenas de jornalistas e críticos de vinhos e mais de duas centenas de convidados, incluindo personalidades relevantes ligadas ao sector do vinho, como o recém-eleito Presidente da ViniPortugal, Jorge Monteiro, e a Vice-Presidente do Instituto da Vinha e do Vinho, Edite Azenha, entre outros.