Início\ Informação \ Notícias
Internet está a mudar as recomendações na compra de vinho
A internet transforma diariamente consumidores em críticos que têm um papel cada vez mais influente nas decisões de compra.

"A internet tem transformado gradualmente o público em críticos de vinhos", de acordo com a pesquisa revelada pela Wine Intelligence na London International Wine Fair, que decorreu em Londres até 19 de Maio.


Este estudo foi revelado no seminário com o tema: "Qual o papel do vinho na conversação digital?"


A mesma pesquisa revelou que, 14 % de todos os consumidores de vinho no Reino Unido estão dispostos a publicar críticas de vinho na web, e 39% procuram informações sobre o vinho online - o que equivale a 11 milhões de pessoas, e que 28% dos consumidores que regularmente bebem vinho compraram online nos últimos três meses.


Num seminário, o investigador da Wine Intelligence - Juan Park, afirmou que: " a recomendação de um amigo ou familiar é de grande influência no acto de compra de um vinho; também os meios de comunicação social estava têm um papel importante na forma como as mensagens são espalhadas."


Rowan Gormley, fundador da garrafeira on-line Naked Wines, afirma que:" 44% dos consumidores da Naked Wines publicam as suas opiniões no site, e que esses consumidores são em média três vezes mais valiosos do que aqueles que não partilham as suas opiniões online."

Gormley acrescenta que: "a internet também será cada vez mais útil para os pequenos produtores de vinho que não têm grandes orçamentos. A coisa mais útil que a Internet pode fazer pelo vinho é pender a balança para fora dos orçamentos de marketing e distribuição, em favor do talento, pois o mercado está fortemente inclinado a favor das grandes superfícies e da distribuição em massa. Acho que a Internet vai mudar tudo isso. O custo para um pequeno produtor independente fazer chegar o seu vinho ao Reino Unido e até que este chegue às mãos de alguém que quer beber, vai cair dramaticamente ".

 

Fonte: Revista de vinhos / Rita Martins e António Falcão