O artigo relata a cidade adormecida nas margens do Douro está a transformar-se numa metrópole cheia de vida, graças ao cosmopolitismo dos produtores de vinho e à geração Internet, com novos projetos na gastronomia topo de gama e hotelaria de luxo.
Um exemplo desta dinâmica é o novo hotel The Yeatman dirigido por Adrian Bridge, chefe das Caves Taylor's, Fonseca e Croft, um gentleman da velha guarda. O hotel de luxo fica numa das melhores localizaçoes de Vila Nova da Gaia , ocupando de 26.000 m2 eoferecendo uma vista espantosa sobre o Porto velho e a Ponte de D. Luís. O hotel tem 82 quartos e suites muito espaçosos e, tal como os socalcos do Douro, o hotel tem vários níveis onde se encontram os quartos, cada um dos quais dedicado a um parceiro produtor de vinho e responsável pela decoração do mesmo. O restaurante à la carte deste Hotel de 5 estrelas possui a primeira estrela Michelin da cidade do Porto; o Chefe de cozinha, Ricardo Costa tem um grande talento e hábil no campo da cozinha molecular.
Em V.N. de Gaia encontram-se as Caves do Vinho do Porto, uma das mais famosas sendo a Sandeman.
A arquitectura é uma mistura de modernidade e tradicionalismo - as casas a cair no centro do Porto contribuem para o charme da cidade, explana.
Especialmente em Matosinhos pode-se apreciar uma excelente cozinha tradicional onde predominam o peixe e os mariscos.
Mencionam-se os seguintes Restaurantes: 1 DOP, Shis, Foz Velha, Sempr'assar, da Terra, D. Tonho, Café Majestic, No vale do Douro: DOC.
Hoteis, além do Yeatman, Pousada do Porto Palácio do Freixo, Albergaria Miradouro e no Vale do Douro Aquapura e Romaneira
Numa outra secçao desta Revista intitulada "Tasting Corner" apresentam-se - com classificação de "recomendável" a "classico" (este o melhor) - 28 vinhos do Douro.
Contactos IVV
Rua Mouzinho da Silveira, 5
1250-165 LISBOA
Telefone: 21 350 67 00
Email: ivv@ivv.gov.pt
Centro de Apoio Técnico (CAT)
Telefone: 21 350 67 77
Email: apoio@ivv.gov.pt
Horários
Período normal de funcionamento: entre as 8h00 e as 20h00, nos dias úteis
Períodos de atendimento ao público: Receção, das 8h00 às 18h00
Centro de Apoio Técnico (CAT), das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 16h30
Nos restantes serviços, das 9h30 às 12h00 e das 14h00 às 16h30