Início\ Informação \ Notícias
Revista "Wine Spectator" destaca vinhos Quinta do Vallado
A Quinta do Vallado - quinta duriense produtora de vinho, pertencente aos descendentes de Dona Antónia Adelaide Ferreira (a famosa Ferreirinha) - figura, na edição de Abril, no pódio da listagem de 325 vinhos portugueses recomendados pelo crítico de vinhos norte-americano Kim Marcus.

O Touriga Nacional 2008 e o Douro Reserva Field Blend 2008 arrecadaram as pontuações mais elevadas, com 95 e 94 pontos, respectivamente, conquistando assim o 1º e 2º lugar, a par com outros dois vinhos portugueses.

De acordo com João Álvares Ribeiro, Director Executivo da Quinta do Vallado, "esta recomendação é mais um reconhecimento do nosso esforço em produzir vinhos de elevada qualidade e atesta a nossa aposta na inovação e na melhoria dos processos de produção". Estas distinções tornam-se fulcrais para o alastramento da marca pelo mundo potenciando, igualmente, o aumento das vendas nos países em que já estamos presentes e "suscitando curiosidade em novos mercados que, após estas recomendações, se mostram mais predispostos à introdução de novos vinhos nas suas redes", refere.

Apesar de ser uma casta muito antiga, apenas recentemente o Touriga Nacional passou a ter um nível de destaque no panorama vitivinícola Nacional. Por iniciativa da Viniportugal, esta casta passou a ser a casta-âncora de Portugal. A nível de mercado interno, o Quinta do Vallado - Touriga Nacional 2008 foi um dos vinhos escolhidos para o Top 10 de Touriga Nacional na Wines of Portugal International Conference, em Dezembro de 2010.

O Reserva Field Blend 2008 provém das vinhas mais antigas da Quinta do Vallado, com idade superior a 80 anos. Nestas vinhas, conforme era tradição na época, estão plantadas cerca de 40 castas diferentes, daí o nome, Reserva "Field Blend".

Esta mistura de castas e a baixa produção destas vinhas, conferem a este vinho uma grande complexidade, concentração e elegância e tornam-no num vinho único.

A nível Nacional, este vinho foi reconhecido por Aníbal Coutinho como o melhor vinho tinto tranquilo, em 2010, e pela Revista dos Vinhos como um dos melhores vinhos nacionais, tendo-lhe sido atribuído o Prémio Excelência.

 

Fonte: