Início\ Informação \ Notícias
FENADEGAS promove campanha “Vinho com Moderação” junto de estudantes de Lamego
A Federação Nacional das Adegas Cooperativas (FENADEGAS) vai realizar no próximo dia 7 de Junho, terça-feira, uma acção de sensibilização junto dos alunos da Escola Profissional Agrícola de Lamego. “Vinho com Moderação” é o mote da palestra que pretende incutir nos mais jovens hábitos saudáveis de consumo de bebidas alcoólicas.

A sessão junto dos jovens estudantes vai contar com a presença de Manuel Costa e Oliveira, Secretário-Geral da FENADEGAS, sendo presidida por José Manuel Santos, presidente da Unidouro, e pelo vice-presidente da FENADEGAS, José Bernardo Nunes.

"Vinho com Moderação" é uma campanha internacional à qual a FENADEGAS se associou em 2009 e que além de apelar ao consumo prudente de álcool, alerta também para os benefícios da ingestão moderada de bebidas alcoólicas, bem como para a vinha, sector vital na cultura portuguesa.

"São vários os estudos científicos que têm demonstrado que ingerir bebidas alcoólicas com moderação na idade adulta protege contra a doença coronária, e está também associada a uma vida mais saudável com um menor risco de mortalidade precoce. Contudo, quando bebemos além daquilo que é recomendado expomo-nos a acidentes rodoviários, ferimentos, violência e doenças do foro hepático", explica Costa e Oliveira, secretário-geral da FENADEGAS.

A campanha "Vinho com Moderação" pretende ser uma campanha positiva que destaca a importância do vinho nas populações, tanto em termos de saúde como a nível económico e cultural.

A FENADEGAS foi criada em 22 de Junho de 1981 por um conjunto de 24 adegas cooperativas de todo o país com o objectivo de se constituir como uma força representativa dos associados. Actualmente a FENADEGAS conta com 56 Cooperativas associadas directamente e ainda com três Uniões.

Fonte:  Agroportal / Mediana