Início\ Informação \ Notícias
Castelinho e Messias - medalhas de ouro de excelência
Os prémios do 1º concurso de vinhos engarrafados da Região Demarcada do Douro foram entregues no dia 4 de Junho, no espaço Multiusos de Peso da Régua.

O Castelinho Premium Douro (tinto 2007) e o Messias Porto (tinto 1966) obtiveram a melhor pontuação e conquistaram as medalhas de ouro de excelência. O concurso, organizado pelo Instituto dos Vinhos Douro e Porto (IVDP) e pela Nervir - Associação Empresarial, em  colaboração com a DRAPN - Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Norte, premiou, ainda, 13 vinhos com medalhas de outro e 19 com medalhas de prata, de entre as mais de 120 amostras a concurso. 

A primeira edição deste concurso, organizado em tempo recorde, tem "um claro resultado positivo", disse o presidente do IVDP, Luciano Vilhena Pereira, durante a entrega dos galardões, "já que se revelaram grandes vinhos".

Este concurso teve como objetivos promover os vinhos do Douro e Porto, estimular a produção de vinhos de qualidade, potenciar sinergias que ajudem à promoção dos vinhos durienses nos diferentes canais nacionais e internacionais e contribuir para a expansão da cultura do vinho.

Acima de tudo, "revelaram-se grandes vinhos", sublinhou Vilhena Pereira, salientando que esta iniciativa foi dirigida aos produtores do Douro que "têm menos força económica e visibilidade".

"O Douro tem grande produtores que estão já muito organizados e que levam os seus vinhos a todo o mundo com toda a facilidade. Têm estrutura económica para o fazer. Depois há outros pequenos produtores que não têm essa possibilidade ou organização e esses também precisam de mostrar os seus vinhos", disse o responsável do IVDP.

"É bom que se saiba que o Douro tem grandes vinhos, não apenas nas grandes marcas que já estão projetadas, mas também em muitas outras marcas que não aparecem nas revistas internacionais", frisou.

O júri - constituído por enólogos portugueses e estrangeiros, bem como por especialistas reconhecidos do sector da produção, comercialização, consumo e comunicação social - teve a difícil tarefa de pontuar os vinhos, divididos em diversas categorias. As Medalhas de Ouro foram atribuídas às amostras que obtiveram entre 88 e 100 pontos e as de Prata àquelas que conseguiram entre 80 e 87,99 pontos.