Início\ Informação \ Notícias
CVRVV vai investir 5,9 milhões de euros em campanha promocional
Um júri constituído por representantes dos principais mercados de exportação de Vinho Verde elegeu os vinhos Quinta da Lixa, Quinta de Gomariz (loureiro), Casal de Morgade (azal), QG e Casal de Morgade (arinto) como os Best Of Vinho Verde, uma categoria internacional que premeia os melhores Vinhos Verdes.

Os galardoados do concurso Melhores Verdes'11 foram conhecidos na cerimónia de entrega de prémios realizada sexta-feira à noite no Palácio da Bolsa, no Porto. Organizada pela Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV) há mais de 25 anos, a iniciativa ficou ainda marcada pela apresentação da nova campanha de promoção dos Vinhos Verdes, num investimento de 5,9 milhões de euros, o maior de sempre.

No jantar de gala realizado no Palácio da Bolsa, no qual marcaram presença mais de 300 convidados, foram ainda conhecidos os 13 Verde Ouro, os 10 Verde Prata e um extenso rol de Verde Honra, de entre um lote de 213 candidatos. Lançada na edição de 2011 dos Melhores Verdes, a categoria que distingue o melhor Vinho Verde com um teor alcoólico abaixo dos 11,5% de vol. foi ganha por Pecado Capital, também galardoado com o prémio Verde Ouro (branco).

Na noite mais aguardada para os produtores de Vinho Verde, o presidente da CVRVV, Manuel Pinheiro, apresentou a nova campanha de promoção para os mercados externos. O objectivo é claro. "Reforçar o posicionamento do Vinho Verde em mercados como EUA, Canadá, Alemanha ou Brasil", sublinhou.

Sob a assinatura A Fresher Wine, a Fresher World, a campanha, que envolve publicidade, comunicação e relações públicas, dá enfoque ao atributo consumo, com uma imagem moderna e atractiva.

Aproveitando a apresentação da nova imagem dos Vinhos Verdes, Manuel Pinheiro mostrou-se "profundamente satisfeito" com os resultados das exportações, não apenas em 2010 como nos primeiros três meses deste ano. "No primeiro trimestre de 2011, as exportações aumentaram 10 cento", anunciou o presidente da CVRVV, antes de serem conhecidos os galardoados do concurso Melhores Verdes'11. Um resultado que vai ao encontro das expetativas para este ano, durante o qual a Comissão dos Vinhos Verdes quer "continuar a fazer um esforço no sentido da diminuição da dependência do mercado interno, praticamente estagnado".

A estratégia é manter a tendência que se verifica há uma década, em cujo período o Vinho Verde cresceu 84 por cento em volume e 102 por cento em valor. Apesar de, a partir de Julho, também poder ser vista em Portugal, a campanha de imagem e comunicação é direcionada para o mercado externo, ainda com uma grande margem de crescimento, principalmente em mercados como o norte-americano e o europeu. A principal aposta para 2011 é a Polónia.