Início\ Informação \ Notícias
Moscatéis de Setúbal da José Maria da Fonseca brilham novamente em Concurso
No passado dia 26 de Maio, de 2011 realizou-se, na Pousada de Palmela, a cerimónia de atribuição de prémios da XI edição do Concurso de Vinhos da Península de Setúbal, que este ano contou com a participação de 98 vinhos de 22 empresas.

O Moscatel de Setúbal Roxo 20 Anos foi a estrela desta edição do Concurso, tendo arrebatado os seguintes prémios:

- Melhor Vinho de todas as categorias apresentado a Concurso;

- Melhor Vinho Generoso apresentado a Concurso;

 - Medalha de Ouro na categoria de Vinhos Generosos (DO Setúbal);

                                     - Prémio Especial atribuído pela Câmara Municipal de Setúbal ao melhor DO Setúbal.

O Moscatel de Setúbal Roxo 20 Anos é considerado a quintessência dos Moscatéis. A casta Moscatel Roxo encontrava-se em extinção há uns anos atrás, e actualmente existe apenas na região de Azeitão. Trata-se de uma uva roxa, que contém um aroma intenso a especiarias e um paladar concentrado e muito frutado.  Este vinho é produzido através de um lote em que a idade da colheita mais nova tinha 20 anos e, a mais antiga mais de 40 anos, dando origem a um vinho de extrema elegância e refinamento.

Pelo 4º ano consecutivo o Alambre 20 Anos obteve a Medalha de Ouro para Vinhos Generosos (DO Setúbal).

Da produção anual de Moscatel de Setúbal da José Maria da Fonseca, uma parte é destinada ao envelhecimento mais prolongado em cascos de madeira usada, os quais podem ser visitados na Adega dos Teares Velhos, na Casa Museu, em

Vila Nogueira de Azeitão. O Moscatel de Setúbal Alambre 20 Anos resulta deste processo de envelhecimento, sendo um blend de colheitas em que, a colheita mais nova tem 23 anos e, a mais antiga perto de 80 anos, resultando num vinho complexo, aromático, elegante e com um longo final de prova.