«Não é um concurso de ementas», explicou à Agência Lusa o seu coordenador, Carlos Soares, do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP), entidade organizadora que, em parceria com a revista INTER Magazine, quer proporcionar ao consumidor «diferentes hipóteses de saborear um vinho do Porto».
As inscrições terminam dia 17 e, assim como na edição anterior, o IVDP pretende chegar aos 100 inscritos, que é «o limite que o instituto desde sempre teve na sua mente».
À semelhança dos anos anteriores, estão inscritos restaurantes altamente prestigiados de várias regiões do país, divididos por três categorias: gastronómico/fine, informal/casual e tradicional/típico.
No período em que são avaliados, restaurantes participantes incluem nos seus menus uma entrada, um prato e uma sobremesa e os vinhos do Douro ou do Porto com os quais melhor combinam. «O vinho do Porto só é obrigatório na sobremesa», refere Carlos Soares.
O concurso, inicialmente circunscrito ao Porto, Gaia e Douro, conta já com mais de uma década de história, realiza-se a cada dois anos e o seu júri é presidido pelo chefe austríaco Helmut Ziebell, que está radicado em Portugal há 40 anos, e foi chefe do Hotel Ritz, em Lisboa, durante «muitos anos», e é hoje «apenas consultor».
Os chefes Hélio Loureiro, José Cordeiro, Miguel Castro Silva e Mário Louro têm feito parte do júri, assim como «especialistas em vinhos como João Paulo Martins», disse ainda Carlos Soares. O júri, com um «mínimo de três pessoas», inicia o seu trabalho em Outubro, visitando «cinco, seis restaurantes por dia durante quase semanas».
«A avaliação, aqui, é uma degustação», frisa o coordenador, acrescentando ainda que «na última edição, foram percorridos cinco mil quilómetros».
Nesta maratona pelo país inteiro, os jurados fazem valer a sua «experiência» para não perderem muito tempo e, no final da sua visita a um restaurante, fazem questão de ter «um contacto directo com o chefe de cozinha e a restante equipa», dizendo-lhes o que pode ser melhorado.
Os restaurantes vencedores do concurso vão ser divulgados numa «cerimónia pública» que poderá ter lugar em Lisboa, em Novembro, segundo Carlos Soares
Fonte: Confagri / Lusa
Contactos IVV
Rua Mouzinho da Silveira, 5
1250-165 LISBOA
Telefone: 21 350 67 00
Email: ivv@ivv.gov.pt
Centro de Apoio Técnico (CAT)
Telefone: 21 350 67 77
Email: apoio@ivv.gov.pt
Horários
Período normal de funcionamento: entre as 8h00 e as 20h00, nos dias úteis
Períodos de atendimento ao público: Receção, das 8h00 às 18h00
Centro de Apoio Técnico (CAT), das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 16h30
Nos restantes serviços, das 9h30 às 12h00 e das 14h00 às 16h30