Início\ Informação \ Notícias
Sangiovese ganha terreno em França
A casta italiana Sangiovese está a ganhar terreno no sul de França. A variedade foi plantada extensivamente na região de Herault, através de cinco produtores: Domaine de Gournier, des Peyrats, Domaine de la Bousquette, Clos des Roques e Clos de St. Laurent.

Os clones, das sub-variedades Toscano, Brunello, Romagnolo, Prugnolo, Montalcino e Morellino, foram vendidos pela Vivai Cooperativi Rauscedo (VCR), uma empresa conceituada no mercado de clones para plantação. Ao todo, foram vendidas cerca de 170 mil cepas. Em declarações ao Decanter.com, Eugenio Sartori, director-geral da VCR, afirmou que a resistência à seca e o alto rendimento da Sangiovese tornaram-na um investimento «interessante no sul de França, especialmente no Languedoc».

Em França, a casta Sangiovese já era cultivada na ilha de Corsica, onde é chamada "Nielluccio". Em Itália, a variedade é conhecida pelo destaque que tem nos vinhos Chianti e Brunello di Montalcino. O seu cultivo desceu bastante de 2001 até agora: 10 milhões para 3 milhões de cepas aproximadamente. Na opinião de Eugenio Sartori, outras castas italianas como a Malvasia, a Manzoni Incrocio ou a Teroldego podem também vir a ter um papel importante na viticultura do Languedoc.
 

 

 Fonte: http://www.mariajoaodealmeida.com / Ana Filipa Luzia