Início\ Informação \ Notícias
Portugueses preferem tinto
A consultora GfK Metris revelou recentemente que mais de metade dos portugueses se assume como consumidor de vinho e, desta metade, 87% prefere tinto.

Os dados foram obtidos pelo barómetro GfKTrack.Wine, o novo projecto da GfK Metris para monitorizar o sector do vinho em Portugal.

O estudo revelou ainda que os portugueses gostam de experimentar novas marcas e produtos e que 44% dos consumidores de vinho tinto, na sua maioria do sexo masculino, o fazem todos ou quase todos os dias. Já o rosé é apreciado por 16% dos consumidores.

Dentro da apetência dos portugueses para as novidades, o barómetro concluiu ainda que os consumidores procuram sabores mais agradáveis ou vinhos mais macios e suaves e até novas regiões de produção, sendo estas as principais motivações para experimentar vinhos diferentes. Já os locais indicados para estas novas experiências variam: o vinho tinto em casa e durante o dia, enquanto que a escolha de um novo vinho branco acontece geralmente em dias festivos.

Segundo GfKT.Wine, esta entrada de novos produtos e marcas e o relançamento de marcas históricas tem provocado uma especialização notável e uma crescente atenção de gestores e enólogos ao marketing mix das suas marcas.

Através da ferramenta sabe-se ainda que o Alentejo tem os vinhos tintos mais populares, preferidos por 62% dos inquiridos, sendo também a região de eleição para os vinhos brancos para 46% dos apreciadores. A região vitivinícola do Minho destaca-se como sendo a mais apreciada para consumo de vinhos verdes, preferida por 59% dos inquiridos.

 

Fonte: http://www.mariajoaodealmeida.com / Ana Filipa Luzia