Início\ Informação \ Notícias
Portugal vai acolher a iniciativa “Cidade Europeia do Vinho 2012”
Uma cidade portuguesa será eleita “Cidade Europeia do Vinho 2012” pela Rede Europeia de Cidades do Vinho (RECEVIN), anunciou recentemente a Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV).

Esta é a primeira edição de uma iniciativa que pretende reforçar a relação da comunidade com o sector do vinho, promovendo um produto de excelência.    

Em conferência de imprensa, a AMPV anunciou os critérios que as cidades deverão respeitar na apresentação da sua candidatura e divulgou ainda que o prazo para entrega das mesmas decorre até finais do mês de Setembro. A "Cidade Europeia do Vinho" surge no seguimento da experiência "Capitais do Vinho" iniciada em Portugal há três anos e que, segundo José Arruda, «tem permitido que os municípios sem grande tradição no sector dinamizem iniciativas que acabam por deixar marcas». A eleição inclui o aproveitamento de acções que o município candidato já realize nesta área, bem como de outras que promovam o envolvimento da comunidade e a formação de públicos. Entretanto, a AMPV já fez chegar aos 73 municípios associados o regulamento de participação.  

A AMPV fez saber ainda que, antes da conferência de imprensa, esteve reunida tendo aprovado por unanimidade dois documentos sobre as Rotas do Vinho. Um deles sugere a adopção de boas práticas que conduzam à certificação das rotas ao passo que o outro estabelece a criação de uma "rede" que permita a promoção destes destinos turísticos a nível nacional e internacional.

 

Fonte: http://www.mariajoaodealmeida.com / Ana Filipa Luzia