Para além de reunir diversos nomes de referência do sector dos vinhos a nível nacional e internacional em torno de um tema premente para a área vinícola, o encontro vai ainda distinguir duas personalidades com os Grand Prix e Prix d'initiative, pelo percurso ou pelo espírito de iniciativa demonstrado no desenvolvimento de projectos inovadores no sector do vinho.
As novas formas de distribuição, de consumo e de informação, da embalagem ao marketing são alguns dos temas que serão abordados pelo painel na Mesa Redonda, a par das tendências de consumo nos países emergentes e da evolução do paladar dos consumidores e dos mercados. Robert Tinlot (Presidente da Academia Amorim) vai presidir este centro de debate, acompanhado pelos oradores Denis Dubourdieu, Bernard Burtschy, Jorge Monteiro e Salvador Guedes, moderados por André Magalhães.
Fundada em 1992, por membros da terceira geração da família Amorim, a Academia Amorim é uma organização internacional, criada em França, com o propósito de apoiar e incentivar a investigação em enologia e de contribuir para a difusão do conhecimento do vinho e do sector, através da promoção de uma competição anual e da promoção contínua de fóruns sobre a temática do vinho.
Anualmente são convidados a participar no concurso cientistas, investigadores, economistas, sociólogos ou simples interessados na área que tenham publicado artigos ou trabalhos científicos em torno do vinho.
Os Grand Prix e Prix d'initiative vão ser atribuídos nesta que é a sua vigésima edição, às 18h30, pelo júri do concurso, formado por um painel internacional de especialistas com experiência e conhecimento no sector do vinho, como Denis Dubourdieu (Professor de Enologia da Universidade de Bordéus), Robert Tinlot (Presidente Honorário da OIV) e Jacques Puisais (Presidente Honorário da União Internacional dos Enólogos).
PROGRAMA
16h00 - Recepção dos Convidados
16h30 - Debate "O VINHO À CONQUISTA DOS MERCADOS INTERNACIONAIS - AS CHAVES DO SUCESSO"
O vinho, um fenómeno de gerações?
- Novas formas de distribuição, de consumo e de informação
- Embalagem, Marketing ou o regresso às origens (exemplo Rosé).
O vinho, um fenómeno social
- Consumo nos países emergentes (Índia, China, ...).
Evolução do "gosto" e dos mercados
- Doce/Ácido/Amargo/taxa de álcool: onde estamos?
- Vinho "Terroir" ou vinho "Marketing": o que prefere o consumidor?
- Depois de Parker...
Mesa-redonda:
Presidida por Robert Tinlot, Presidente da Academia Amorim e Presidente Honorário da OIV
Oradores:
- Bernard Burtschy, Jornalista "Le Figaro"
- Denis Dubourdieu, Professor de Enologia na Universidade de Bordéus 2 e Presidente do Instituto de Vinho de Bordéus
- Jorge Monteiro, Presidente da VINIPORTUGAL
- Salvador Guedes, Vice-Presidente da SOGRAPE
Moderador: -André Magalhães, Jornalista na área da Gastronomia e Vinhos (Membro da FIJEV - Federação Internacional dos Jornalistas e Escritores de Vinhos)
18h30 - Entrega de Prémios por Robert Tinlot e Joaquim Amorim
19h00 - Porto de Honra
Contactos IVV
Rua Mouzinho da Silveira, 5
1250-165 LISBOA
Telefone: 21 350 67 00
Email: ivv@ivv.gov.pt
Centro de Apoio Técnico (CAT)
Telefone: 21 350 67 77
Email: apoio@ivv.gov.pt
Horários
Período normal de funcionamento: entre as 8h00 e as 20h00, nos dias úteis
Períodos de atendimento ao público: Receção, das 8h00 às 18h00
Centro de Apoio Técnico (CAT), das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 16h30
Nos restantes serviços, das 9h30 às 12h00 e das 14h00 às 16h30