"Dai-lhes bons vinhos e eles vos darão boas leis." Vamos partir do princípio que Montesquieu sabia do que falava, o que torna fundamental um congresso da vinha e do vinho numa altura de mudança de governo. Foi isso que aconteceu na semana passada, embora um pouco mais a norte do Palácio de São Bento. O edifício da Alfândega, no Porto, recebeu a 34.ª edição do Congresso Mundial da Vinha e do Vinho, que regressou a Portugal 13 anos depois.
Subordinado ao tema "A construção do vinho - uma conspiração do saber e da arte", o congresso, ao qual se juntou a 9.ª assembleia geral da Organização Mundial da Vinha e do Vinho (OIV), reuniu mais de 50 especialistas reconhecidos a nível internacional e observadores.
Oportuno no momento em que o País aposta na internacionalização dos vinhos nacionais com o lançamento da marca Wines of Portugal, o congresso depositava muitas expectativas em termos de imagem e prestígio. Expectativas que a organização considera que não foram defraudadas, apontando as 25 resoluções aprovadas no congresso como sendo "da maior importância para o sector vinícola, com especial enfoque nos domínios do desenvolvimento sustentável da indústria, da saúde pública e da informação ao consumidor".
Para Portugal, são de salientar as alterações ao nível das práticas enológicas e métodos de análise, tornando os vinhos automaticamente reconhecidos para efeitos de comércio com países terceiros, que vão permitir tornar os vinhos portugueses mais competitivos nos mercados internacionais.
As mais de 700 pessoas que passaram pelo recinto foram convencidas pela "fama mundial do Porto e dos seus vinhos", afirmou o presidente da OIV, Yves Bénard, número que demonstra bem o sucesso desta edição.
Fonte: DN / Vera Monteiro
Contactos IVV
Rua Mouzinho da Silveira, 5
1250-165 LISBOA
Telefone: 21 350 67 00
Email: ivv@ivv.gov.pt
Centro de Apoio Técnico (CAT)
Telefone: 21 350 67 77
Email: apoio@ivv.gov.pt
Horários
Período normal de funcionamento: entre as 8h00 e as 20h00, nos dias úteis
Períodos de atendimento ao público: Receção, das 8h00 às 18h00
Centro de Apoio Técnico (CAT), das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 16h30
Nos restantes serviços, das 9h30 às 12h00 e das 14h00 às 16h30