O jantar realizou-se no início de Junho, com a escudaria da BMW da F1, e cujas receitas do reverteram a favor do hospital Pediátrico da Foundation CHU Sainte-Justine. Actualmente a facturação total da Quinta do Gradil alcança um milhão de euros. Cerca de metade da produção total engarrafada destina-se à exportação, tendo a China como o seu maior consumidor. Canadá, Angola Luxemburgo, França, Alemanha e Suíça completam o mapa de exportações mais importantes da empresa.
A Quinta do Gradil entrou, em 2010, no mercado canadiano mais especificamente nas províncias do Quebec e British Columbia o que contribuiu claramente para o incremento da exportação no mercado da América do Norte. Em 2008 a facturação proveniente da exportação para o mercado norte-americano rondava os 120 mil euros. Em 2010, com a conquista do mercado canadiano a facturação ascendeu aos 300 mil euros. Actualmente a facturação total da Quinta do Gradil alcança um milhão de euros. Cerca de metade da produção total engarrafada destina-se à exportação, tendo a China como o seu maior consumidor. Canadá, Angola Luxemburgo, França, Alemanha e Suíça completam o mapa de exportações mais importantes da Quinta do Gradil.
"O Canadá é um mercado importantíssimo no âmbito do vinho, tem ainda muito potencial de crescimento e é sobretudo um dos melhores mercados a nível de valor para a exportação. Temos por isso investido na promoção dos vinhos Quinta do Gradil no Canadá através de acções como a do jantar no restaurante Ferreira com a escudaria da BMW F1 na semana do Grand Prix de Montreal. Os vinhos Quinta do Gradil sofreram recentemente um rebranding que vem também de encontro à intenção de conquista dos mercados internacionais", refere Luís Vieira, economista administrador da Quinta do Gradil.
O sector dos vinhos teve, em 2010, um incremento de 16 por cento nas exportações. Segundo o Instituto do Vinho e da Vinha (IVV), as exportações de vinho alcançaram 649,10 milhões de euros em valor, e 2,56 milhões de hectolitros em volume. O crescimento mais significativo do valor sobre o volume revela que o preço médio do vinho exportado cresceu 6 por cento face a 2009. Os vinhos portugueses apresentam preços mais elevados no Canadá, próximos dos 3 euros/litro, sendo este o país que lidera, segundo os últimos dados de 2010 do INE, o preço médio das exportações de vinho português. No Brasil e Estados Unidos os preços rondam os 2,5 euros/litro, e em Angola cerca de 1 euro/litro.
O peso das exportações do vinho no total das exportações da economia portuguesa é de 1,6 por cento, rondando os 20 por cento no total do sector agro-alimentar. As exportações portuguesas para o Canadá têm um papel primordial no sector dos vinhos. Este mercado tem contribuído para o aumento das vendas do vinho português no exterior, tendo as exportações crescido significativamente ao longo dos últimos anos. Actualmente o Canadá é o sexto maior mercado de destino em termos de valor, à sua frente ficam apenas os mercados angolano, francês, americano, inglês e alemão.
Fonte: Aqui à Beira
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