Início\ Informação \ Notícias
Empresa do Cadaval apoia causa social no Quebeque
Os vinhos Quinta do Gradil, em Vilar, no Cadaval, foram os néctares portugueses eleitos para serem um dos promotores do jantar anual do Restaurante Ferreira em Montreal, um dos mais reconhecidos do Canadá.

O jantar realizou-se no início de Junho, com a escudaria da BMW da F1, e cujas receitas do reverteram a favor do hospital Pediátrico da Foundation CHU Sainte-Justine. Actualmente a facturação total da Quinta do Gradil alcança um milhão de euros. Cerca de metade da produção total engarrafada destina-se à exportação, tendo a China como o seu maior consumidor. Canadá, Angola Luxemburgo, França, Alemanha e Suíça completam o mapa de exportações mais importantes da empresa.

A Quinta do Gradil entrou, em 2010, no mercado canadiano mais especificamente nas províncias do Quebec e British Columbia o que contribuiu claramente para o incremento da exportação no mercado da América do Norte. Em 2008 a facturação proveniente da exportação para o mercado norte-americano rondava os 120 mil euros. Em 2010, com a conquista do mercado canadiano a facturação ascendeu aos 300 mil euros. Actualmente a facturação total da Quinta do Gradil alcança um milhão de euros. Cerca de metade da produção total engarrafada destina-se à exportação, tendo a China como o seu maior consumidor. Canadá, Angola Luxemburgo, França, Alemanha e Suíça completam o mapa de exportações mais importantes da Quinta do Gradil. 

 "O Canadá é um mercado importantíssimo no âmbito do vinho, tem ainda muito potencial de crescimento e é sobretudo um dos melhores mercados a nível de valor para a exportação. Temos por isso investido na promoção dos vinhos Quinta do Gradil no Canadá através de acções como a do jantar no restaurante Ferreira com a escudaria da BMW F1 na semana do Grand Prix de Montreal. Os vinhos Quinta do Gradil sofreram recentemente um rebranding que vem também de encontro à intenção de conquista dos mercados internacionais", refere Luís Vieira, economista administrador da Quinta do Gradil. 

O sector dos vinhos teve, em 2010, um incremento de 16 por cento nas exportações. Segundo o Instituto do Vinho e da Vinha (IVV), as exportações de vinho alcançaram 649,10 milhões de euros em valor, e 2,56 milhões de hectolitros em volume. O crescimento mais significativo do valor sobre o volume revela que o preço médio do vinho exportado cresceu 6 por cento face a 2009. Os vinhos portugueses apresentam preços mais elevados no Canadá, próximos dos 3 euros/litro, sendo este o país que lidera, segundo os últimos dados de 2010 do INE, o preço médio das exportações de vinho português. No Brasil e Estados Unidos os preços rondam os 2,5 euros/litro, e em Angola cerca de 1 euro/litro.

O peso das exportações do vinho no total das exportações da economia portuguesa é de 1,6 por cento, rondando os 20 por cento no total do sector agro-alimentar. As exportações portuguesas para o Canadá têm um papel primordial no sector dos vinhos. Este mercado tem contribuído para o aumento das vendas do vinho português no exterior, tendo as exportações crescido significativamente ao longo dos últimos anos. Actualmente o Canadá é o sexto maior mercado de destino em termos de valor, à sua frente ficam apenas os mercados angolano, francês, americano, inglês e alemão. 

   

Fonte: Aqui à Beira