Início\ Informação \ Notícias
Vinho tinto contra estilo de vida sedentário
Um novo estudo publicado pela Federação das Sociedades Americanas para Biologia Experimental (FASEB) sugere que um composto encontrado no vinho tinto pode combater os efeitos negativos de um estilo de vida sedentário

A pesquisa teve como objectivo descobrir se o resveratrol, o antioxidante encontrado no vinho tinto, pode ajudar os astronautas a atenuar os efeitos negativos na saúde devido à gravidade relacionada com a inactividade.

De acordo com a investigação, o resveratrol encontrado aumenta a massa muscular e óssea, o que pode prevenir o risco de osteoporose. Os cientistas que trabalharam no estudo deram a um grupo de ratos uma dose diária de resveratrol e compararam os resultados com outro grupo que não recebeu o componente. A experiência mostrou que o grupo sem resveratrol apresentou uma reduzida massa muscular, força e densidade óssea, bem como, resistência à insulina, substância que é reconhecida como um precursor da diabetes. Os ratos a quem tinham administrado resveratrol não apresentaram nenhum desses efeitos.

Gerald Weissmann, editor-chefe do FASEB disse que o resveratrol pode não ser um substituto para o exercício, mas pode ajudar a recuperar a saúde. «Há dados que mostram que o corpo humano necessita de actividade física, mas para alguns de nós essa actividade não é fácil» disse Weissmann. «Por exemplo, um ambiente de baixa gravidade faz com que seja quase impossível para os astronautas praticar exercício» concluiu. Para este estudioso, as barreiras à actividade física são igualmente desafiadoras, quer se trate de doença, lesão, ou um trabalho de secretária.

Em estudos anteriores, nomeadamente pela Universidade de Glasgow, o resveratrol tem sido sugerido como uma terapia eficaz para inflamações perigosas, tais como apendicite, peritonite e sepse sistémica. Mas alguns cientistas ainda se mostram cépticos sobre os benefícios do resveratrol no vinho.

 

Fonte: http://www.mariajoaodealmeida.com / Elisabete Maia