A pesquisa teve como objectivo descobrir se o resveratrol, o antioxidante encontrado no vinho tinto, pode ajudar os astronautas a atenuar os efeitos negativos na saúde devido à gravidade relacionada com a inactividade.
De acordo com a investigação, o resveratrol encontrado aumenta a massa muscular e óssea, o que pode prevenir o risco de osteoporose. Os cientistas que trabalharam no estudo deram a um grupo de ratos uma dose diária de resveratrol e compararam os resultados com outro grupo que não recebeu o componente. A experiência mostrou que o grupo sem resveratrol apresentou uma reduzida massa muscular, força e densidade óssea, bem como, resistência à insulina, substância que é reconhecida como um precursor da diabetes. Os ratos a quem tinham administrado resveratrol não apresentaram nenhum desses efeitos.
Gerald Weissmann, editor-chefe do FASEB disse que o resveratrol pode não ser um substituto para o exercício, mas pode ajudar a recuperar a saúde. «Há dados que mostram que o corpo humano necessita de actividade física, mas para alguns de nós essa actividade não é fácil» disse Weissmann. «Por exemplo, um ambiente de baixa gravidade faz com que seja quase impossível para os astronautas praticar exercício» concluiu. Para este estudioso, as barreiras à actividade física são igualmente desafiadoras, quer se trate de doença, lesão, ou um trabalho de secretária.
Em estudos anteriores, nomeadamente pela Universidade de Glasgow, o resveratrol tem sido sugerido como uma terapia eficaz para inflamações perigosas, tais como apendicite, peritonite e sepse sistémica. Mas alguns cientistas ainda se mostram cépticos sobre os benefícios do resveratrol no vinho.
Fonte: http://www.mariajoaodealmeida.com / Elisabete Maia
Contactos IVV
Rua Mouzinho da Silveira, 5
1250-165 LISBOA
Telefone: 21 350 67 00
Email: ivv@ivv.gov.pt
Centro de Apoio Técnico (CAT)
Telefone: 21 350 67 77
Email: apoio@ivv.gov.pt
Horários
Período normal de funcionamento: entre as 8h00 e as 20h00, nos dias úteis
Períodos de atendimento ao público: Receção, das 8h00 às 18h00
Centro de Apoio Técnico (CAT), das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 16h30
Nos restantes serviços, das 9h30 às 12h00 e das 14h00 às 16h30