Início\ Informação \ Notícias
A OIV premiou um trabalho sobre a utilização de coberturas na vinha
O artigo premiado intitula-se “Utilização de coberturas vegetais em vinhas da D.O.Ca. Rioja (Espanha)”.

A Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV) entregou o prémio de melhor comunicação da Secção de Viticultura a um trabalho apresentado por investigadores do Serviço de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico Agroalimentar del Gobierno de La Rioja (CIDA), durante o XXXIV Congresso Mundial da Vinha e do Vinho, realizado de 20 a 27 de Junho de 2011 no Porto.


O artigo premiado intitula-se "Utilização de coberturas vegetais em vinhas da D.O.Ca. Rioja (Espanha)" e os seus autores são os investigadores do CIDA Sergio Ibáñez, José Luis Pérez Sotés, Fernando Peregrina e Enrique García-Escudero, que fazem parte do grupo VitisCIDA, integrado também no Instituto de Ciências da Videira e do Vinho. Para além da comunicação escrita, o trabalho foi exposto também em formato de poster. Além disso, após a seleção prévia por parte da Organização, foi realizada uma exposição oral breve da comunicação por parte do seu primeiro autor, Sergio Ibáñez.


No artigo é apresentado um ensaio experimental desenvolvido nos anos 2009 e 2010 numa vinha da quinta institucional de La Grajera. Neste ensaio aposta-se nas coberturas vegetais como um sistema de manutenção do solo que proporciona uma série de vantagens de tipo agronómico e vitícola, relativamente à agricultura tradicional, e que para além disso contribui para a manutenção racional e sustentável doa cultura. Os resultados extraídos deste trabalho mostram a capacidade da cobertura vegetal para alcançar um equilíbrio entre o rendimento e o desenvolvimento vegetal da videira, melhorando assim quer o microclima da casta quer a carga polifenólica dos vinhos. 


Assunção Cristas, Ministra portuguesa da Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenamento do Território, fez a entrega dos prémios às melhores comunicações nas secções de Viticultura, Enologia, Economia e Direito, Saúde e Vinho e Design para o vinho. O local escolhido para esta celebração foi o Pátio da Nações do distinto edifício neoclássico do palácio da Bolsa no Porto.    

 

Fonte: Infowine