Início\ Informação \ Notícias
Quinta do Inteiriço: Privilegiar a qualidade vinícola na Bairrada
As distinções, arrecadadas ao longo dos anos reconhecem a Quinta dos Inteiriços é um dos melhores vinhos da Bairrada da actualidade.

O que começou por ser um hobby, evoluiu gradualmente para um projecto bem projecto bem estruturado que confere a Gilberto Costa o estatuto de produtor respeitado e reconhecido na Bairrada.

A razão é simples e tem um nome: Quinta dos Inteiriços. Assim se chama o medalhado vinho proveniente de uma quinta em São Lourenço do Bairro:

"A paixão surge do meu avô materno e, mais tarde, através do avô da minha esposa que tinha uma adega típica. Eu fiquei com essa adega e a partir daí a quinta foi crescendo, talhão a talhão", contou o produtor.

Hoje tem dois hectares de vinha, 2000 metros de olival e um pequeno bosque no lado norte, que protege a vinha dos ventos frios do Norte, que "são muito prejudiciais".

A produção anual tem diminuído gradualmente, sendo as uvas excedentes reencaminhadas para produtores locais.

Infelizmente, a estratégia, em prol da qualidade, custaria a medalha de ouro de 2009 para a Quinta dos Inteiriços. "Não conseguimos atingir o mínimo
de três mil litros, caso contrário, e tal como já tinha acontecido em 2005 e 2007 (prata) e em 2006 (ouro), arrecadaria uma medalha", afirma Gilberto Costa.

"No futuro vamos apostar cada vez mais na qualidade, mantendo como base o fabrico tradicional", remata o produtor.

 

Fonte: Notícias de Aveiro