Início\ Informação \ Notícias
SOGRAPE - I.C.O.N.E
Integração Coerente e Optimização de Núcleos de Excelência (I.C.O.N.E.) (Projecto QREN SI I&DT nº 4586 - projecto de empresa individual).

A Sogrape Vinhos está presente em várias regiões vinícolas de Portugal, e em cada uma delas produz uma gama de vinhos que abarca diferentes segmentos de mercado, de forma a satisfazer a procura dos consumidores.


Portugal, por sua vez, enquanto país vinícola, possui diversidade para a produção de vinhos originais, com carácter e dificilmente repetíveis noutros pontos do globo. Os pilares dessa diversidade são a extraordinária riqueza genética (a maior do mundo) materializada em mais de 250 castas de videira europeia autóctones, uma multiplicidade de condições geológicas e climáticas e uma grande tradição na produção de vinho que apurou uma perícia na combinação dessa grande riqueza natural em lotes de vinhos de castas diversas e proveniências variadas dentro de cada denominação de origem.

Este projecto visa segmentar as práticas vitícolas, enológicas e comerciais da empresa, integrando-as verticalmente, com coerência, em função do segmento de mercado a que se destinam os vinhos delas resultantes. O objectivo final é o de identificar e optimizar núcleos de excelência, alinhando aquelas práticas de forma a optimizar a competitividade comercial e a oferta ao consumidor da Sogrape Vinhos e assim aumentar a rentabilidade do seu negócio.

As principais novidades que colocam este projecto à frente do estado da arte são:

  • Enquadrar a diversidade como factor de competitividade
  • Conceito de núcleo de excelência em vitivinicultura como fonte de vinhos «ícone»
  • Reconhecimento da preponderância da apreciação sensorial (sabor) na preferência do consumidor sobre outros factores (preço, origem, embalagem, publicidade, etc.)
  • Apreciação sensorial pelo consumidor como motor das opções enológicas e vitícolas a instalar na estratégia produtiva da empresa
  • Co-existência racional de estratégia comercial para produtos de grande volume com produtos de grande valor, mantendo sinergias empresariais e aproveitando a maior eficiência possível.

 

Os resultados esperados do projecto são:

  • Gestão de informação meteorológica em tempo útil, suportada por rede de 21 estações meteorológicas automáticas instaladas directamente nas vinhas da empresa
  • Mapas digitais à escala 1 : 10 000 da variabilidade climática, edáfica, vegetativa, fisiológica e de aptidão enológica das principais propriedades da empresa e sua integração numa gestão agronómica de elevada eficiência
  • Gestão racional da irrigação da vinha orientada por critérios objectivos da qualidade sensorial do vinho a produzir
  • Operacionalização de tecnologias inéditas para a produção de vinhos comuns e licorosos
  • Novas metodologias para a interpretação da preferência de vinhos «ícone» pelos consumidores e por críticos especializados com base em abordagens inéditas
  • Criação de itinerários tecnológicos para a produção de vinhos sem álcool com percepção sensorial inalterada.