Início\ Informação \ Notícias
Vindimas mais cedo
Depois de várias regiões vitivinícolas francesas terem anunciado vindimas antecipadas, essa realidade confirma-se agora por toda a Europa: a maior parte das regiões estão preparadas para começar a colheita num curto-prazo, avança o DrinksBusiness.

A confirmar-se a tendência, estas serão as vindimas mais precoces desde há quase 200 anos. A Primavera e início de Verão quentes e secos contribuíram para esta situação.   A Primavera e início de Verão quentes e secos contribuíram para esta situação. De acordo com a publicação online, esta terá mesmo sido a Primavera mais quente desde o início do século XX. O défice de água entre Março e Maio rondou os 55%, o mais alto desde 1976. No entanto, dados recentes do instituto de meteorologia francês revelam que este mês de Julho foi o mais frio desde há 30 anos, o que ainda pode levar a a uma alteração drástica. Enólogos por toda a Europa cancelaram as suas férias para poderem assim dar início aos trabalhos logo que seja necessário. Loire e Douro são dois exemplos da vindima antecipada, marcada para meados do mês de Agosto. Champagne, por exemplo, deverá começar a colheita a 20 de Agosto, sendo assim assim a vindima mais precoce dos últimos 189 anos.

Contactado pelo mariajoaodealmeida.clix.pt, Fernando Alves, director técnico da Associação para o Desenvolvimento da Viticultura Duriense (ADVID), traçou um cenário geral confirmando que as vindimas não só no Douro mas em todo o país deverão ser antecipadas em cerca de uma semana e meia. O especialista lembra no entanto que a situação ainda pode mudar: «os meses de Abril e Maio quentes contribuiram para o acelerar do amadurecimento mas este mês de Julho foi fresco, o que ajudou a que a antecipação não fosse tão grande como se esperava», explicou. «Estamos em stand-by... O tempo é mesmo assim e prega-nos estas partidas», concluiu.

 

Fonte: http://www.mariajoaodealmeida.com / Ana Filipa Luzia