As alfândegas introduziram uma nova exigência de uma garantia bancária de cinco vezes o valor da aguardente para que se possam realizar os negócios. Por causa disso, desaparecem do mercado grande parte dos comerciantes a retalho deste produto.
José Alves vendeu aguardente a retalho até ao ano passado. Agora diz que já não tem capacidade financeira para estar no negócio e cumprir a garantia exigida. Explicou que, com o preço da aguardente a 1.60 ou 1.70 euros, são precisos oito euros por litro de garantia bancária.
Pequenos e médios produtores da Região Demarcada do Douro reuniram esta tarde, no Peso da Régua, com a direção do Instituto dos Vinho do Douro e Porto (IVDP) para discutirem este problema.
A enóloga Gabriela Canossa, da Sociedade Agrícola Veredas do Douro, referiu que, neste momento, as uvas estão com um grau de maturação ideal para a vindima e sublinhou que não consegue comprar aguardente.
Este é um ingrediente indispensável para a elaboração de vinho do Porto. Cada pipa de 550 litros de generoso contém entre 110 a 130 litros de aguardente vínica.
O presidente do IVDP, Luciano Vilhena Pereira, referiu que existem 13 milhões de litros de aguardente certificada pelo instituto público, um número que considerou suficiente para esta vindima.
Garantiu ainda colaboração com os produtores para encontrar uma solução "se houver algum problema na distribuição de aguardente".
Por sua vez, José Barros, da Adega Cooperativa de Favaios, disse estranhar o valor de aguardente certificado pelo IVDP já que, frisou, precisa de mais 190 litros deste produto e não consegue comprar.
Atualmente no mercado existem apenas grandes comerciantes de aguardente, que importam sobretudo de Espanha, e vendem só por grosso.
Por causa do fim das ajudas comunitárias à destilação o preço internacional da aguardente está a subir.
Na terça-feira, a Associação dos Vitivinicultores Independentes do Douro (AVIDOURO), associada da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), reivindicou uma intervenção do Governo para combater a especulação com os preços da aguardente vínica, que "ameaçam" aumentar mais de "50 por cento" nesta vindima, podendo passar de 1.30 euros para os mais de dois euros por litro".
Para esta vindima, em que foram fixadas 85 mil pipas de benefício, serão necessários, segundo João Dinis, dirigente da CNA, cerca de 11 milhões de litros de aguardente.
Logo, o valor total a pagar por este produto poderá "ir acima dos 22 milhões de euros".
Fonte: Lusa
Contactos IVV
Rua Mouzinho da Silveira, 5
1250-165 LISBOA
Telefone: 21 350 67 00
Email: ivv@ivv.gov.pt
Centro de Apoio Técnico (CAT)
Telefone: 21 350 67 77
Email: apoio@ivv.gov.pt
Horários
Período normal de funcionamento: entre as 8h00 e as 20h00, nos dias úteis
Períodos de atendimento ao público: Receção, das 8h00 às 18h00
Centro de Apoio Técnico (CAT), das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 16h30
Nos restantes serviços, das 9h30 às 12h00 e das 14h00 às 16h30