De acordo com um comunicado divulgado pelo instituto público, a faturação obtida com essas vendas foi de "2,4 milhões de euros".
O Brasil volta a fazer parte do "top 10" de países consumidores de vinho do Porto, assumindo, no final de junho, uma quota de 1,8 por cento do total de vendas.
O crescimento do Brasil ocorre em contraciclo com as vendas globais de vinho do Porto que, no primeiro semestre, refletiram "uma queda de 9,4 por cento face a período homólogo de 2010".
Foram vendidos 3,4 milhões de caixas de nove litros por 132 milhões de euros, ou seja, menos 9,4 por cento de volume de negócios do que nos primeiros seis meses do ano passado.
Neste período, a França reforçou o seu lugar no topo da tabela, sendo o maior mercado para o vinho do Porto, cujo volume de negócios atingiu os 36,5 milhões de euros.
Segue-se a Holanda, que acumulou 16,7 milhões de euros e Portugal, que consumiu 15,1 milhões de euros, sofrendo uma queda de 17,9 por cento quando equiparado com os valores homólogos.
Não foi só no Brasil que o vinho do Porto ganhou terreno, visto que, de janeiro e junho deste ano, a Polónia e Finlândia registaram subidas de cerca de 58 e 43 por cento, respetivamente.
Fonte: Lusa
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