Início\ Informação \ Notícias
Vinho tinto ajuda na recuperação de enfarte
Segundo um estudo da Universidade de Borgonha, em Dijon, o consumo moderado de vinho tinto melhora o fluxo de sangue, baixa a taxa de colesterol e aumenta os níveis de antioxidantes em pacientes que sofreram um ataque cardíaco.

«Num período de apenas duas semanas, alteraram-se parâmetros muito interessantes sobre a saúde dos pacientes», disse o professor Norbert Latruffe do laboratório de bioquímica metabólica e nutricional da capital Borgonha.De acordo com este cientista, «nunca se tinha feito qualquer estudo deste tipo em recém-operados ao enfarto do miocárdio». Os resultados deste estudo sairão em breve na revista científica Nutrição Molecular e Pesquisa Alimentar. O estudo, que incluiu cerca de 30 pacientes voluntários todos vítimas de ataques cardíacos, foi realizado durante duas semanas no hospital durante «o período de reabilitação cardíaca».

Durante esse tempo, os pacientes foram alimentados com uma dieta «tipo Mediterrânica, com base em azeite, fruta, peixe e legumes», explicou o professor. Foram também divididos em dois grupos, tendo o primeiro consumido um copo de vinho tinto a cada almoço e jantar (ou seja, de 250 ml por dia), enquanto o outro bebeu água. «Os parâmetros clínicos, fisiológico e sanguíneos foram medidos no primeiro dia do estudo (D1) e último (D14)», relata a Universidade da Borgonha. «Os resultados mostram efeitos muito interessantes sobre o nível de sangue para o grupo que consumiu vinho tinto: uma redução de 18% do colesterol total, um potencial antioxidante e aumento do fluxo de sangue", explicou o professor Latruffe.



O pesquisador afirmou ainda que o estudo foi realizado com um vinho de Borgonha, rico em taninos e antioxidantes.

 

Fonte: http://www.mariajoaodealmeida.com / Elisabete Maia