O fundador da empresa Mesaboardgames referiu que o "Vintage", que será apresentado na quarta-feira em Lisboa, chegará em breve ao mercado italiano, estando a decorrer negociações para a venda também em Inglaterra e na Coreia do Sul.
Gil d'Orey referiu que se trata de um jogo de estratégia passado todo na região do Douro, em que cada jogador tenta comprar quintas, plantar vinhas das melhores castas, produzir Vinho do Porto, transportá-lo em barcos Rabelo até às caves de Gaia, deixá-lo envelhecer e depois vendê-lo.
O jogo, para dois a quatro jogadores, está classificado para idades superiores a 10 anos, mas na face contrária há uma versão mais simples que pode ser jogada por crianças mais novas e por quem tiver dificuldade em compreender as regras da versão normal, salientou o criador.
"Quando chegar ao fim do jogo, cada pessoa vai ficar a saber mais sobre o Douro e o Vinho do Porto. Por exemplo, a diferença entre o 'tawny' e o 'ruby' e as características das diversas regiões produtoras", afirmou.
Gil d'Orey realçou que o "Vintage" não é comparável aos jogos de tabuleiro mais populares, como o "Monopólio" e "Trivial Pursuit", porque tem um "fator de sorte muito minimizado" e cartas de uso universal, sem palavras.
"Gosto que um jogo tenha uma pitada de sorte, como o sal na comida", afirmou, justificando a inclusão de um dado.
Em Portugal, o "Vintage" está à venda por 39,90 euros no site da Mesaboardgames (www.mesaboardgames.pt), nas lojas Continente e Fnac e em pequenas lojas da especialidade.
Gil d'Orey referiu que já tem "mais de 10 jogos criados e quase 20 mil no mercado", alguns criados para a Majora, outros para empresas e os mais recentes para a Mesaboardgames, fundada por si em 2008 e que adotou a atual designação em janeiro de 2010, com a entrada de dois sócios.
"Caravelas", "O Troféu de S. Jorge" e "Vintage" são os três primeiros jogos da nova "missão" da empresa, que selecionou temas relacionados com Portugal e a sua história para criar jogos que tenham um interesse especial para os portugueses e possam dar a conhecer o país no estrangeiro.
Depois de "Vintage", a Mesaboardgames prepara-se para lançar em outubro mais dois jogos: "Lixo?" e "O Ciclo da Água", e alargar a atividade aos puzzles, com a edição simultânea de mapas de Portugal, Europa e Mundo.
"Estes puzzles têm a particularidade de as peças formarem as fronteiras corretas dos países", destacou Gil d'Orey.
Fonte: Lusa / FZ.
Contactos IVV
Rua Mouzinho da Silveira, 5
1250-165 LISBOA
Telefone: 21 350 67 00
Email: ivv@ivv.gov.pt
Centro de Apoio Técnico (CAT)
Telefone: 21 350 67 77
Email: apoio@ivv.gov.pt
Horários
Período normal de funcionamento: entre as 8h00 e as 20h00, nos dias úteis
Períodos de atendimento ao público: Receção, das 8h00 às 18h00
Centro de Apoio Técnico (CAT), das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 16h30
Nos restantes serviços, das 9h30 às 12h00 e das 14h00 às 16h30