Início\ Informação \ Notícias
Douro: IVDP aproveita Festival de Cinema de San Sebastian para divulgar vinhos
Os vinhos do Douro e Porto (IVDP) vão marcar presença no Festival de Cinema de San Sebastian que arranca sexta-feira, em Espanha, mercado que absorveu 5,2 milhões de euros de vinho do Porto em 2010.

O Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP) volta a patrocinar Festival de Cinema de San Sebastian, que termina a 24 de setembro e tem como figura de destaque a atriz Glenn Close.

O objetivo é divulgar os néctares produzidos na mais antiga região demarcada e regulamentada do mundo.

O mercado espanhol é um dos 10 maiores compradores de vinho do Porto, tendo registado em 2010 um volume de negócios de 5,2 milhões de euros relativos à venda de mais de 1,5 milhões de garrafas.

Este mercado registou um crescimento de 3,4 por cento em quantidade e 2,2 por cento em volume de negócios.

O IVDP vai mostrar os seus vinhos em sete sessões, de 17 a 23 de setembro, denominadas "Las Comidas Del Director", nas quais participam equipas, atores e realizadores dos filmes em competição.

Os presentes poderão degustar os vinhos Premium, numa iniciativa que pretende revelar o que de melhor se produz em Portugal e reforçar a ligação à gastronomia e à diversidade de momentos de consumo destes néctares. A ementa fica a cargo do chefe espanhol Mikel Gallo.

O festival contempla ainda uma sessão especial sobre "Cinema e Gastronomia", com a exibição de filmes relacionados com alguns dos principais restaurantes mundiais, uma vez que a zona de San Sebastian possui a maior concentração de restaurantes com estrelas Michelin por metro quadrado do Mundo.

De entre os mais premiados, estão nomes como Mugaritz, detentor de duas estrelas Michelin e terceiro qualificado na revista britânica "The Magazine Restaurantes", e os restaurantes Arzak, Martin Berasategui e Akelarre, todos classificados com três estrelas Michelin.

O San Sebastian realiza-se desde 1953, tendo reunido no ano passado mais de 160 mil pessoas, incluindo mais de mil jornalistas acreditados, em representação de 40 países.

 

Fonte: Lusa / PLI.